Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Paraná

Vigilância recolhe alimentos por suspeita de botulismo

Agência Estadual de Notícias
24 ago 2012 às 17:17

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Departamento de Vigilância Sanitária do Paraná vai recolher os alimentos milho verde em conserva da marca Quero (lote 300437 – validade 07/2014) e mortadela Estrela do Frigoestrela S.A (lote 1E0712 – fabricação 16/07/2012 e validade 13/10/2012). A interdição cautelar foi tomada devido à investigação de um surto de botulismo no município de Canaã Paulista (SP). A ação contará com apoio das Regionais de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde.

O coordenador da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Santana, disse que neste momento o recolhimento dos produtos vai ocorrer nos Estados de São Paulo e Paraná. "A medida é preventiva, pois aguardamos o resultado das análises laboratoriais encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência para o Estado de São Paulo", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria estadual da Saúde, alerta as pessoas que tiverem os produtos citados em suas residências, que não os consumam. O ideal é contatar imediatamente a secretaria de saúde de seu município para o recolhimento do produto ou ligar para a secretaria estadual pelo telefone 0800-643-8484.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas

Imagem de destaque
Tinha comorbidades

Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé


BOTULISMO - O botulismo é uma doença grave causada pela ingestão da toxina botulínica presente em alimentos embutidos e enlatados produzidos em condições sanitárias precárias, o que permite a contaminação pela bactéria Clostridium botulinum.

Os principais sintomas são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, cefaleia, vertigem, tontura, paralisia, visão turva, visão dupla, dificuldade respiratória e insuficiência respiratória, podendo evoluir para a morte. Elas podem ocorrer entre 12 horas e 10 dias após a ingestão do alimento contaminado. O tratamento ocorre em regime hospitalar com soro específico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo