Wenceslau Braz (216 km de Londrina), no Norte Pioneiro, registrou o primeiro óbito em decorrência das complicações do novo coronavírus nesta segunda-feira (8). Trata-se de um homem de 65 anos que chegou à UPA Sabará em 23 de maio. Conforme seu histórico hospitalar, ele estava com hipertensão arterial, tosse seca e dispneia desde o dia 20. Ele foi encaminhado ao HU (Hospital Universitário) de Londrina com suspeita de Covid-19, clinicamente estável, lúcido e orientado.
Segundo o HU, no dia 24 ele apresentou piora o quadro de saúde e foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O estado continuou piorando, de acordo com o hospital, e no dia seguinte testou positivo para o coronavírus. No dia 2 de junho, o estado do paciente era considerado gravíssimo e instável. Nesta segunda, o homem teve uma parada cardiorrespiratória, com ciclos de reanimação sem êxito. O óbito foi registrado às 4h30 desta segunda.
O hospital informou ainda que o paciente tinha como comorbidades asma brônquica, doença cardíaca crônica e hipertensão.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
De acordo com o boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgado também nesta segunda, o município do Norte Pioneiro está com 11 confirmações da doença, sendo seis recuperações. Ainda segundo os dados disponibilizados pela Sesa, o Norte Pioneiro, composto pela 18ª e 19ª Regionais de Saúde, estão com 15 mortes pelo novo coronavírus até esta segunda. O Norte Pioneiro está com 158 pacientes em investigação aguardando resultados de exames.
A cidade chegou a ficar dez dias sem novos casos, no entanto, o 11º foi confirmado neste fim de semana.