Algumas crianças não conseguem se segurar e fazem xixi na cama durante anos. Apesar de o comportamento ser considerado normal no início, o Ministério da Saúde alerta que, após os 5 anos de idade, os pais devem ficar atentos, pois a criança pode sofrer de disfunção miccional (não conseguir segurar a urina). Estima-se que o problema atinja de 10% a 15% das crianças.
Segundo Eliane Garcez, chefe do serviço de urografia pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, um dos sinais da disfunção pode ser o famoso xixi na cama.
Eliane alerta que os pais não podem culpar os filhos pelo distúrbio urinário: "Jamais a criança pode se sentir culpada quando corre uma situação como essa. Os pais devem levá-la ao médico para tratamento. Existem medicações específicas que atuam tanto na bexiga e na quantidade de urina produzida", explica.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
A médica afirma que somente exames específicos podem detectar a disfunção miccional e seus motivos. Por isso, é importante procurar um especialista quando houver suspeita. "A função da bexiga é armazenar a urina até a criança chegar a um local socialmente adequado e esvaziá-la completamente. Quando a bexiga não desempenha sua função normal, tanto para armazenamento quanto para liberação de urina, pode ser que haja uma disfunção do trato urinário inferior, o que pode levar à incontinência, infecção urinária e, nos casos mais severos, até à lesão renal", completa.