Pesquisar

Canais

Serviços

- Américo Antônio/AEN
Saiba mais

Paraná integra pesquisa nacional para mapear transmissão do novo coronavírus

Redação Bonde com AEN
10 set 2021 às 12:02
Continua depois da publicidade

O Paraná participa da PrevCov (Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil) promovida pelo Ministério da Saúde. São 21 municípios, entre Curitiba e Região Metropolitana, elencados para integrar o estudo que deve envolver mais de 8 mil pessoas. Outras 253 localidades e 202.495 voluntários participam pelo país.

Continua depois da publicidade


O objetivo é mapear a transmissão do vírus Sars-CoV-2, responsável pelo novo coronavírus, permitindo que as medidas de prevenção e controle da doença sejam mais efetivas e direcionadas, baseadas em evidências científicas.

Continua depois da publicidade


Os profissionais de saúde farão visitas aos 2.539 domicílios paranaenses selecionados para a coleta de sangue dos participantes para o estudo soroepidemiológico.


Continua depois da publicidade

Para alinhar detalhes da pesquisa no Paraná, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reuniu-se nesta quinta (9) e sexta-feira (10) com representantes do Ministério da Saúde, da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e secretários municipais de Curitiba e Região Metropolitana.


“Acho muito válido que essa pesquisa seja feita na capital do Paraná e Região Metropolitana. A pandemia continua e nós precisamos entender cada vez mais a dinâmica de transmissão do vírus, e por isso essa pesquisa é recebida de maneira positiva por todos nós”, afirmou.


Metodologia


O estudo é uma inciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Opas, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).


Em caso de aceite pelo participante, duas amostras de sangue serão coletadas. Uma será utilizada para análise e a outra destinada ao Biobanco nacional, na Fiocruz, no Rio de Janeiro. As coletas de sangue acontecem até 30 de setembro e resultados do estudo em todo o território nacional são esperados para novembro. Pretende-se, detalhadamente, descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes, estimar a magnitude da infecção pelo vírus nas capitas e regiões metropolitanas, além de permitir cálculos mais precisos da morbidade e letalidade pela Covid-19 no país.


Municípios


No Paraná, os municípios elencados para a pesquisa são: Curitiba, Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Continue lendo