Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

MARCELA - Achyrocline satureioides

Rui Cépil Diniz
14 mai 2006 às 17:28
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aspectos agronômicos: Planta da família Asteraceae, nativa do Sul do Brasil, incluindo regiões serranas de São Paulo, Minas Gerais (Gavinales & Brandão, 1998) até o Uruguai, Paraguai e Argentina. Ocorre também na Bolívia e mais ao Norte incluindo Venezuela, principalmente entre altitudes de 2.000 a 2.600 m. (Morton, 1981).

Nomes comuns: Alecrim da parede, botonera, camomila nacional, carrapichinho de agulha, chá de lagoa, losna do mato (MG), macela, marcelinha, macela amarela, macela da terra, macela do campo, macela hembra, macela do sertão, mirabira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Erva anual a bienal, de clima subtropical de altitude a temperado. Desenvolve-se na primavera-verão, florescendo no outono. Necessita de dias curtos e amplitude térmica para florescer.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mulher

Saber mais sobre TPM pode aliviar seus efeitos

Imagem de destaque
ADOÇANTES

Gostaria de saber os prós e os contras sobre o adoçante

Imagem de destaque
Criada em 1895

Máquina de raio-X é eleita melhor invenção da história

Imagem de destaque
H1N1

Casos de gripe A passam de 200 em Londrina


É pouco exigente em relação ao solo, mas prefere solos profundos e bem drenados. Tolera ampla faixa de pH, desde 4,0 até 6,5. Não responde a aplicação de adubação orgânica para produção de flores.

Publicidade


Propaga-se por sementes ou por estacas:


- As sementes são muito pequenas e necessitam de quebra de dormência com 24 horas de temperatura a 4º C (Ikuta & Barros, 1996). Para semeadura a campo ou canteiro, deve-se misturar pó de serra na proporção de 1:10.

Publicidade


- Estacas colhidas em outubro, na pré-floração e tratadas com solução de 0,01% de ANA (Ácido Naftaleno Acético) ou com solução de IBA (Ácido Indol Butírico) a 0,1 ou 0,5% e colocadas em areia (Mathe, 1993).


No plantio a lanço, distribuir na superfície do solo, fileira contínua da mistura semente/pó de serra, espaçando 40 a 50 cm entre as fileiras. Após a distribuição deve-se compactar a semente.

Publicidade


Atinge até 1,5 m de altura, mas fica geralmente entre 60 e 120 cm.


Início da colheita variável dependendo do período de plantio e da emergência, geralmente após seis meses inicia-se a colheita, estendendo-se por três meses. Plantios em outubro, coleta-se em março/abril.

Publicidade


Rendimento de 400 a 500 quilos (kg) de flores secas/ha. Pode-se chegar entretanto a até 1,2 t/ha, em condições de boa cobertura (distribuição espacial) na área.


A temperatura de secagem não deve exceder 55º C.

Publicidade


Usos terapêuticos: Antiinflamatório, calmante, antidiarreico, bactericida, antiespasmódico, digestivo, carminativo, relaxante muscular.


Princípios ativos: Óleos essenciais (alfa-pineno, cimeno, cineol e cariofileno), flavonóides (quercetina, luteolina, galangina), saponinas terpênicas.

Publicidade


Partes utilizadas: Flores.


Formas de uso e dosagem: Chá por infusão: 10 g de flores secas/litro de água - 3 a 4 xícaras ao dia, preferencialmente às refeições para distúrbios digestivos; 30 g de flores secas/litro de água - para aplicações em banhos e compressas;


Formas farmacêuticas: Tinturas, xampus e sabonetes; usada popularmente para a confecção de travesseiros, pelo seu efeito aromático.


Tempo de uso: Pelo tempo que se fizer necessário.


Efeitos colaterais: Não relatados na literatura, quando utilizada de forma adequada.


Contra-indicações: Gravidez, pelo efeito miorelaxante.


Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.

Fonte principal de consulta: ‘Cultivo de plantas aromáticas e medicinais’ - IAPAR - Autor: Eng. Agr. Paulo Guilherme F. Ribeiro; Co-autor: Rui Cépil Diniz (Médico)- Livro em fase de conclusão para publicação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade