Pacientes estão comprando pela internet um medicamento experimental contra o câncer, segundo relatou a revista científica Nature. O remédio, chamado DCA, encolheu tumores em testes realizados em ratos, mas ainda serão necessários anos para iniciar os testes em humanos.
Segundo a Nature alguns pacientes em estado terminal estão tomando o remédio, pois não querem esperar pela conclusão da pesquisa. A revista sugere que cerca de 200 pessoas no mundo teriam comprado o medicamento pela internet.
Especialistas britânicos em tratamento de câncer alertaram os pacientes para o fato de que não há provas de que o DCA seja benéfico, e o medicamento pode até causar problemas.
Ratos
O DCA, ou dicloroacetato, é uma pequena molécula que bloqueia uma enzima na mitocôndria - que gera energia e também controla o 'suicídio' das células.
O médico realizou testes em ratos que mostraram que o DCA pode reiniciar o mecanismo que leva ao suicídio da célula e levar estas células à morte.
Os tumores encolheram em cerca de 75% dentro de três semanas.
Outro trabalho mostrou que o DCA pode matar células cancerosas humanas em laboratório, mas nenhum paciente recebeu o medicamento para tratar o câncer.
Especialistas afirmam que pacientes em estado terminal querem tentar o que estiver disponível, pois eles sentem que não têm mais nada a perder.