Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Problemas cardíacos

Anvisa analisará estudo sobre o diclofenaco

Redação - Bonde
14 set 2006 às 11:18

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou ontem que irá analisar as evidências científicas de que os antiinflamatórios comuns aumentam o risco de problemas cardíacos antes de decidir se altera sua regulamentação.

Uma ampla revisão de dezenas de estudos demonstrou que o diclofenaco - princípio ativo dos tradicionais antiinflamatórios Voltaren e Cataflam, da fabricante suíça Novartis- pode aumentar em 40% os riscos de problemas cardiovasculares, principalmente ataque cardíaco e morte súbita. O diclofenaco também é vendido como genérico no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela edição on-line da revista ''Nature''.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


A revisão sobre as pesquisas anteriores, publicada no ''Journal of the American Medical Association'', analisou 23 estudos que envolveram 1,6 milhão de pacientes.

Publicidade


Especialistas entrevistados pela ''Nature'' apontaram o naproxeno como um medicamento equivalente ao diclofenaco que não eleva riscos cardíacos.


Novartis

Publicidade


Após a divulgação do artigo pelo JAMA, a Novartis, fabricante do Cataflan, divulgou nota onde pondera que os resultados são fruto de uma meta-análise, "uma revisão de vários estudos, realizados em diferentes momentos, envolvendo diferentes populações, com diferentes medicamentos". A meta-análise, afirma a Novartis, "não é aceita pelos órgãos reguladores como evidência clínica para suporte de registro de produtos".


Ainda de acordo com o laboratório, a "meta-análise publicada no JAMA está incompleta. Apenas parte dos dados do maior estudo sobre risco cardiovascular associado ao uso de antiinflamatórios tradicionais foi utilizada", e "os dados favoráveis ao diclofenaco não foram considerados para estimativas de risco, fazendo que qualquer conclusão sobre o risco do medicamento seja questionável".

As informações são da Folha de S. Paulo e da Agência Estado


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo