Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Medicina alternativa

Auto-hemoterapia pode gerar cassação de registro

Redação Bonde
18 dez 2007 às 10:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O procedimento da auto-hemoterapia não tem eficácia comprovada e pode ser perigosa, declara o Conselho Federal de Medicina. Em outubro, os conselheiros aprovaram o Parecer 12/2007, que afirma não haver comprovação científica da efetividade do procedimento. Os profissionais que praticarem a terapia de tratamento de certas doenças pela retirada e nova injeção do sangue no próprio paciente poderão ter o registro profissional cassado, se forem denunciados aos CRMs. "Cabe ao CFM alertar a população que isso não deve ser feito e que pode vir a complicar o estado de saúde do paciente", afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson Andrade.

O parecer do CFM foi solicitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em junho deste ano. A Agência buscou a opinião das autoridades médicas por essa terapia ter ganhado popularidade. O procedimento oferece baixo custo e a promessa de cura para doenças graves, como AIDS e câncer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O parecer do Conselho foi produzido pelo médico e professor de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Munir Massud. Sobre a hemoterapia, Munir Massud afirma: "não há comprovação de sua efetividade, nem de sua segurança", declara o médico. Para elaborar o parecer, ele analisou diversos estudos, artigos e revistas científicas disponíveis sobre o tema, da década de 30 aos dias de hoje. A bibliografia pesquisada inclui publicações em inglês, polonês, russo, alemão, chinês, espanhol, francês e italiano. O material consultado foram os abstracts disponíveis na base de dados Medline, que tem 11 milhões de citações e resumos da literatura médica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


A conclusão geral da análise é a de que "não existem estudos relativos à auto-hemoterapia desde a sua proposição como recurso terapêutico na primeira metade do século XX até os dias atuais" e que "não há evidência científica disponível que permita a sua utilização em seres humanos", conclui o texto.

O parecer do CFM sobre a auto-hemoterapia foi enviado à Anvisa neste mês. A Agência informou que só depois de analisar o documento irá decidir que providências deve adotar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo