Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Você gosta?

Campanha quer incentivar consumo de cebola no Estado

Redação - Bonde
24 abr 2006 às 13:44

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo estadual quer fazer o paranaense consumir mais cebola. Para isso, folders da campanha serão distribuídos em pontos de venda do Estado informando sobre as propriedades nutricionais e medicinais do alimento, bem como suas funções terapêuticas.

A importância da cebola como alimento e remédio. Esta será o teor da mensagem da campanha que será lançada pelo Governo do Estado até o dia 28, por meio da Secretaria da Agricultura, e que visa o aumento do consumo do produto entre os paranaenses. Ainda neste mês, deverão ser distribuídos folders da campanha em diversos pontos de venda espalhados pelo Estado. O objetivo é atingir os consumidores com informações sobre as propriedades nutricionais e medicinais do alimento, bem como suas funções terapêuticas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo da campanha também é incentivar as vendas no setor. O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, informou que o crescimento do consumo incentiva a expansão da atividade. O que pode melhorar a renda dos produtores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Atualmente, o consumo de cebola no Paraná é de 7,9 quilos per capita por ano. Um número abaixo dos verificados no Rio Grande do Sul e na Argentina. No país vizinho, o consumo é superior a 12 quilos por habitante ao ano.

Publicidade


A colheita da cebola no Paraná terminou em março. De acordo com levantamento do IBGE, o Estado produziu 98.485 toneladas. A produção só não foi maior devido à estiagem que atingiu algumas áreas da região de Curitiba entre dezembro e janeiro.


De acordo com o IBGE, o Paraná manteve-se na sexta posição do ranking dos maiores produtores do País na safra 2005/06. Em primeiro lugar, está Santa Catarina com 368.832 toneladas. Em seguida, aparece São Paulo, com 201.240 toneladas. Na terceira posição, está o Rio Grande do Sul, com uma produção de 149.544 toneladas. Nesta safra, a Bahia colheu 135.132 toneladas e se manteve na quarta posição. Em seguida, vem Pernambuco com uma produção de 98.900 toneladas.

Publicidade


A cebola é a hortaliça condimentar mais difundida no mundo. Apesar de sua pequena importância nutricional como fonte de vitaminas e sais minerais, apresenta propriedades terapêuticas comprovadas, como a proteção contra algumas infecções do aparelho digestivo, diminuição do nível de glicose no sangue e proteção contra a arteriosclerose.


É um bulbo, provavelmente originário da Ásia Central, tendo sido cultivado na Índia e China desde tempos remotos, sendo muito apreciado na Grécia, Roma e Egito antigos. É uma Aliácea, assim como o alho, a cebolinha e o alho porró.

Informações da AEN e CorreioWeb


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo