Cientistas canadenses afirmam ter produzido insulina a partir de sementes de açafrão geneticamente modificadas, o que poderá reduzir os custos do tratamento contra diabetes, informou nesta quarta-feira (19) o presidente da SemBioSys Genetics, empresa que realizou a pesquisa.
"A planta cresce, o gene se ativa e a semente produz insulina", disse Andrew Baum, destacando que falta ainda colher e purificar o produto. Esse procedimento permitirá aumentar de forma significativa a produção de insulina, substância atualmente produzida por meio de um custoso processo de cultivo de bactérias.
"Acreditamos poder reduzir os custos de produção em 70% e o valor de compra em 40%, talvez mais", destacou o presidente da empresa, com sede em Calgary (oeste do Canadá). "Acho que nossa tecnologia poderá atender à crescente demanda do mercado mundial de insulina."
Existem cerca de 175 milhões de diabéticos no mundo hoje, e esse número deve duplicar até 2030, de acordo com cálculos da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A SemBioSys Genetics ainda deve testar a nova insulina em animais, antes de fazer testes clínicos em humanos, entre 2007 e 2008. Se tudo correr bem, o produto poderá ser vendido em farmácias até 2010, completou.
A insulina, que permite controlar o nível de glicose no sangue, é utilizada no tratamento de diabetes desde a década de 20.
Fonte: France Presse