Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
LouseBuster

Cientistas testam 'secador de cabelos' que mata piolhos

Heloísa Prado - Bonde
06 nov 2006 às 19:42
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O bichinho não é preconceituoso: não escolhe idade, sexo, raça ou classe social. Ninguém está imune a ele, embora os principais alvos sejam as crianças. É o piolho, parasita tão repudiado, que chega a provocar a famosa "coceirinha psicológica", aquela que ocorre toda vez que alguém ouve falar da presença indesejával desse parasita.

Existem hoje no mercado várias marcas de shampoos para eliminar os piolho do couro cabeludo, mas, ao longo dos anos, os parasitas vêm ficando mais resistentes a esses produtos. Por isso os pesquisadores têm buscado alternativas eficazes para combater esse parasitas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A última novidade para eliminar os piolhos foi testada por uma empresa ligada a universidade americana, que está desenvolvendo um aparelho semelhante a um secador de cabelos que mata piolhos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


De acordo com um artigo publicado na revista científica Pediatrics, os resultados de testes com o aparelho, chamado LouseBuster, mostram que basta usar a engenhoca uma vez por 30 minutos para matar os parasitas. O aparelho está sendo testado pela empresa Larada Sciences, braço comercial da Universidade de Utah.

Publicidade


Ele ainda não foi patenteado, mas os pesquisadores esperam que ele esteja disponível no mercado dentro de dois anos.


Piolhos e lêndias - Segundo a BBC Brasil, um dos inventores do LouseBuster, Dale Clayton, o aparelho mata por secagem os piolhos e seus ovos, as lêndeas.

Publicidade


Clayton enfatiza que os piolhos não morrem por causa do aquecimento do ar que sai do aparelho, e pede aos pais que não tentem fazer o tratamento em casa usando secadores de cabelo convencionais. "Não queremos que as crianças se queimem porque os pais acham que é o calor (o que mata os piolhos)", disse Clayton.


"O aparelho é mais frio do que um secador, mas requer duas vezes mais circulação do ar", ele diz. "E existe uma peça especial que você segura com a mão, porque se você não conseguir expor as raízes do cabelo, (o tratamento) não funciona."

O artigo na revista Pediatrics diz que, quando usado com a peça manual, o aparelho matou 80% dos piolhos e 98% das lêndeas. Isto foi suficiente para eliminar a infestação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade