A situação da dengue no mundo e nas Américas e as novas tecnologias para controle da doença serão temas do Seminário Internacional de Novas Tecnologias para Prevenção e Controle da Dengue, que começou na manhã desta segunda-feira (15), em Belo Horizonte (MG). O encontro, que se estende até terça (16), reúne especialistas de todo o mundo em torno dos desafios atuais para o controle da doença, das novas técnicas de controle do mosquito Aedes aegypti, da assistência aos pacientes e ações de comunicação e mobilização social, entre outras questões.
Na terça-feira, dia 16, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará reunido com o Comitê Técnico Nacional de Assessoramento e Acompanhamento do Programa Nacional de Controle da Dengue para analisar a situação da doença no Brasil, além de discutir estratégias de prevenção e enfrentamento de possíveis epidemias.
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue acomete mais de 80 milhões de pessoas, todos os anos, em mais de 100 países, exceto os da Europa, em função das questões climáticas. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.