Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriram um tipo de célula-tronco em cachorros com câncer que poderia levar ao desenvolvimento de novos tratamentos para um câncer ósseo que atinge principalmente crianças e adolescentes.
As células-tronco foram encontradas pelos pesquisadores em cães com um tipo de câncer dos ossos chamado osteosarcoma, que corresponde a 85% dos casos da doença nos cachorros e também é o tipo de câncer ósseo mais comum em crianças.
Essas células-tronco, resistentes a tratamentos comuns, reproduzem as células cancerígenas dentro dos ossos, permitindo então que elas se espalhem pelo corpo. "Essa células-tronco nociva é a chave de todo o processo", afirmou o pesquisador David Argyle, responsável pelo estudo, publicado no Veterinary Journal e realizada pela Escola de Veterinária da universidade escocesa. "Ao entendermos o funcionamento desta célula-tronco, esperamos encontrar meios de atingi-la e matar a fonte de células cancerígenas."
Segundo os cientistas, apesar de ainda não testada em humanos, a pesquisa pode ajudar crianças e adolescentes que apresentam este tipo de câncer, pois a doença é semelhante à que acomete os animais.
>> Leia mais na BBC Brasil.