Desidratação, viroses, enteroviroses, intoxicações. Estas são doenças comuns no Verão e atingem principalmente as crianças. A diretora de Epidemiologia e Informações da Saúde, da Secretaria de Saúde, Josemari de Arruda Campos, dá algumas dicas, entre elas, os cuidados com a exposição ao sol que, em excesso, pode fazer muito mal à pele de crianças e bebês.
Outra atitude importante para evitar a desidratação do organismo é incentivar as crianças a beberem bastante líquido, segundo a diretora, lembrando sempre da importância da água estar devidamente tratada.
Josemari lembrou ainda que os alimentos também devem receber atenção especial durante o verão, já que o calor e a umidade intensificam a proliferação de bactérias. Ela ressalta que os alimentos devem ser bem lavados, de preferência deixando por algum tempo num recipiente com água com algumas gotas de água sanitária adicionadas.
Um problema bastante comum no verão, conforme Josemari, são as chamadas enteroviroses, causadas por um vírus intestinal, e que tem como principais sintomas febre, indisposição, dor de cabeça e diarréia.
Os principais meios de transmissão são através de insetos contaminados, da relação interpessoal e através da ingestão de alimentos, por isso, para evitar as enteroviroses, o cuidado com higienização de alimentos, roupas, toalhas é fundamental, principalmente, quando há um número elevado de pessoas reunidas.
Outro cuidado que os pais devem ter dentro de casa é procurar manter o ambiente sempre arejado, para evitar o surgimento de mofo e bolor, que geralmente trazem alguns problemas respiratórios, como bronquite e asma.
Informações da Prefeitura de Londrina