Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vida difícil

Dieta na Idade Média era 'mais saudável', diz estudo

BBC Brasil
18 dez 2007 às 11:36
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um estudo realizado por um médico britânico sugere que a dieta das pessoas que viveram durante a Idade Média era mais saudável que a atual.
Segundo a pesquisa, realizada na região rural de Shropshire, no leste da Inglaterra, a dieta medieval, menos gordurosa, rica em verduras e com menos açúcar, era mais saudável para o coração que os alimentos processados e gordurosos consumidos nos dias de hoje.

"A dieta, combinada com o volume de trabalho, fazia o homem medieval sofrer menos risco de doenças cardíacas e diabetes que hoje em dia", afirma o médico Roger Henderson, responsável pela pesquisa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o estudo, um camponês medieval comia em média dois pães, 220 gramas de carne ou peixe e quase dois litros de cerveja por dia, o equivalente a cerca de 3,5 a quatro mil calorias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Além disso, a jornada diária de trabalho era de 12 horas, em média.

Publicidade


Vida difícil - A Idade Média é definido por historiadores como o período entre 476 e 1453, que segue a Antigüidade e precede a Era Moderna.


Henderson afirma que a dieta medieval era ainda mais saudável que a famosa dieta mediterrânea, dos romanos.

Publicidade


Ele explica que, apesar da dieta mediterrânea ser rica em peixe, frutas, grãos, azeite de oliva e vinho tinto, os ricos normalmente cometiam excessos e os pobres nem sempre tinham acesso a estes os alimentos.


Para Henderson, apesar dos hábitos alimentares mais saudáveis, a vida dos camponeses medievais era mais difícil e a expectativa de vida era menor por causa das doenças e epidemias que assolaram o período.

Publicidade


"Naquela época, se alguém passasse dos 30 anos estava bom, mais de 40 já estava bem velho", afirma.


Para Anna Denny, da Fundação Britânica de Nutrição, a pesquisa destaca as mudanças nos hábitos e costumes através dos séculos.

"Hoje em dia, a maioria dos adultos no Reino Unido estão obesos ou acima do peso, mas o consumo de calorias vem diminuindo há décadas", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade