''Determinamos uma guerra contra a dengue. O que era um trabalho da Secretaria de Saúde, é hoje um trabalho do Governo do Paraná'', declarou o secretário de Saúde do Estado, Claudio Xavier, durante reunião com representantes dos municípios da região realizada na manhã desta quarta-feira (18), no Hotel Sumatra, em Londrina.
Segundo o secretário, o projeto começa com o mapeamento das ações realizadas em cada município à articulação dos trabalhos que serão traçados em conjunto para acelerar as ações de combate a dengue. A sociedade deverá ser convidada para um mutirão.
Além da Secretaria da Educação, a força tarefa contará com o envolvimento da Defesa Civil, Regionais de Saúde do Paraná, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ao todo, 33 cidades estarão envolvidas, sendo oito delas da regional de Londrina.
De acordo com o secretário, as regiões Norte e Noroeste do Paraná, representadas pelas 15ª (Maringá), 16ª (Apucrana) e 17ª (Londrina) regionais de saúde, respondem por mais de 50% dos casos confirmados da doença - cerca de 5 mil.
Londrina já contabiliza 189 casos de dengue confirmados, sendo 155 autóctones e 35 importados.