Foi inaugurado nesta sexta-feira (10) o Centro de Tratamento de Queimados e a nova Unidade de Internação Feminina do Hospital Universitário de Londrina. O governo estadual investiu mais de R$ 4 milhões na construção do Centro de Queimados e da nova Unidade de Internação Feminina.
O Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário é um dos mais modernos do País e vai prestar atendimento especializado a adultos e crianças de Londrina e região, vítimas de queimaduras de primeiro a terceiro graus, que eram levadas para Curitiba. Também vai proporcionar treinamento e capacitação profissional para alunos de graduação e pós-graduação e docentes da Universidade Estadual de Londrina.
"Este centro é um dos mais modernos do País e tem como um de seus objetivos principais transformar-se num centro de prevenção de queimaduras, principalmente nos incidentes que envolvem crianças. O nosso plano é trabalhar na prevenção, porque entendemos que a queimadura, além de grave, é traumática", disse Francisco Eugenio de Souza, superintendente do Hospital Universitário.
O centro está pronto para receber os primeiros pacientes, que são do próprio Hospital Universitário. Seis pacientes vítimas de queimaduras estão internados e serão removidos para o centro, onde estão disponíveis seis leitos pediátricos, quatro leitos adultos e seis leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dois centros cirúrgicos e um pronto atendimento com capacidade para 16 pacientes. Possui ainda salas para atividades administrativas e uma para recreação.
A unidade contará com 7 cirurgiões plásticos, 7 anestesitas, 7 médicos intensivistas, 2 infectologistas, 2 médicos diaristas e 13 enfermeiros. Quatro enfermeiros passaram por treinamento especializado de dez dias no Centro para Queimados de Sorocaba, em São Paulo.
O presidente da Sociedade Brasileira de Queimadura, Flávio Novaes, já anunciou a realização de um Curso Nacional de Normatização no Atendimento a Queimaduras, para médicos e enfermeiros do Hospital Universitário de Londrina.
Internação Feminina - Outra importante obra inaugurada hoje foi a Unidade de Internação Feminina, que passa a contar com 1.050 metros quadrados e 47 leitos. Os quartos têm acomodações para no máximo quatro leitos, além de sanitários privativos, possibilitando maior humanização no atendimento. A unidade conta ainda com dois novos postos de enfermagem e uma enfermaria exclusiva para atendimento ortopédico.