As doenças causadas por contaminações em alimentos crescem a cada ano em todo mundo. De acordo com informações da Atitude Assessoria em Comunicação, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), constatou que somente nos Estados Unidos são detectados por ano cerca de 76 milhões de casos de doenças causadas por contaminações alimentares, com 325 mil hospitalizações e que levaram a morte de 5,2 mil pessoas. Além disso, o Estado gasta US$ 7 milhões com despesas médicas e perde US$ 37 bilhões com diminuição da produtividade.
Segundo a instituição norte-americana somente a bactéria Salmonella é responsável por 1,4 milhões casos de intoxicação alimentar por ano, ocasionando cerca de mil óbitos. Os sintomas da doença - que são febre, náuseas, vômito e diarréia - aparecem após 12 horas da ingestão do alimento com a bactéria que se fixa na parede do intestino. Ela pode ser transmitida por qualquer alimento, porém os mais comuns são ovos, leite e carnes.
O Brasil, assim como outros países em desenvolvimento, também sofre com inúmeros casos de intoxicação alimentar, no entanto, não existem estudos ou pesquisas que revelem a freqüência desses episódios no país. Infelizmente, o país não conta com um órgão como o CDC americano, que relata periodicamente o número de casos de contaminações alimentares, intoxicações por medicamentos, envenenamentos e os famosos casos de "viroses".