A confusão continua por uma boa razão. Manteiga, que é usada há milhares de anos, é feita de produtos animais, deixando-a com muito colesterol e gordura saturada, ligados às doenças cardíacas. A margarina é feita de óleos de vegetais poliinsaturados como óleo de milho, que não contém gorduras saturadas.
A maioria das pessoas assume que isso a torna mais saudável para o coração. Não exatamente. O processo de tornar óleos poliinsaturados em pastas semi-sólidas para a mesa cria gorduras trans, que são tão ruins quanto as saturadas, se não pior.
De acordo com estudiosos e especialistas em saúde, a margarina selecionada cuidadosamente é uma escolha mais segura, mas eles lembram que como os maiores níveis de gordura trans são responsáveis em deixar a margarina mais sólida, é melhor escolher as líquidas ou as que são vendidas em tubo.
Muitas variedades de margarina hoje em dia contêm água ou óleo vegetal líquido ao invés de óleo vegetal hidrogenado, que podem deixá-las literalmente livres de gorduras trans. Ainda melhor, dizem os especialistas, é escolher algo alternativo, como azeite ou óleo de canola.
Conclusão: "a margarina tem menos gordura e colesterol do que manteiga, mas não é ideal". - Anahad O´Connor
As informações são do NyTimes.