Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estimativas

Mortes pelo fumo chegarão a 10 milhões ao ano em 2030

Redação Bonde
10 nov 2007 às 14:10

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As mortes relacionadas ao cigarro devem dobrar até 2030, chegando a 10 milhões por ano, afirmou nesta sexta-feira (09), a coordenadora do programa de controle de tabaco da Fundação Mundial do Pulmão (WLF), Judith Longstaff Mackay.

De acordo com ela, se nas economias avançadas o mercado para o cigarro está diminuindo, o contrário está acontecendo nos países em desenvolvimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Acho que é importante não ficar comparando, mas há cerca de 3 milhões de mortes por tuberculose ao ano e 5 milhões de mortes anuais pelo cigarro, e elas estão aumentando", disse ela à agência de notícias Reuters numa entrevista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


"Até 2030, esses 5 milhões vão estar mais perto de 10 milhões, vão ter dobrado ... e o maior fardo está nos países em desenvolvimento", afirmou ela, que participa de uma conferência internacional sobre saúde do pulmão.

Publicidade


A fundação trabalha junto com grupos como a OMS - Organização Mundial da Saúde para promover a saúde pulmonar. Mackay é conselheira da OMS e critica fortemente as indústrias de cigarro.


O fumo é uma importante causa de câncer de pulmão, garganta, bexiga e de outros problemas graves de saúde.

Publicidade


Apesar das provas científicas sobre os riscos do fumo à saúde, mais gente está fumando no mundo todo, disse ela. Estima-se que hoje haja 1,3 bilhão de fumantes no mundo, e esse número deve subir para 1,64 bilhão até 2030.


O mercado global de tabaco movimenta bilhões de dólares por ano, e a China e os Estados Unidos são os dois maiores fabricantes de cigarro do mundo, segundo a Sociedade Americana de Câncer. A entidade chama a China de uma "bomba relógio", com aproximadamente 320 milhões de fumantes.


Segundo o Atlas do Cigarro de 2006, publicado pela sociedade, os quatro países com maior número de fumantes homens - que respondem pela maioria dos fumantes do mundo - são o Iêmen, o Djibuti, o Camboja e a China.

"Na Ásia, especialmente, há mais poder de compra, mais sucesso financeiro, e as pessoas podem comprar mais cigarros", disse Mackay. De acordo com ela, os países em desenvolvimento estão registrando avanços como a proibição do fumo em lugares públicos e da propaganda de cigarro. (Estadão Online)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo