A fim de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos regulares, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha Novembro Azul. Durante todo o mês de novembro, os profissionais da saúde realizarão diversas atividades educativas com a comunidade.
De acordo com a coordenadora de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Marques, estão previstas visitas às empresas da área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde, conversas sobre a importância da prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que afligem os homens, além da apresentação dos serviços ofertados pela rede municipal de saúde e outras ações educativas.
A intenção é criar um vínculo entre o homem e a Unidade Básica de Saúde de seu bairro, para que ele procure a rede de saúde para fazer a prevenção de doenças e não apenas o tratamento quando já estiver enfermo. "A mulher faz o preventivo de câncer de colo de útero, exame clínico das mamas e o pré-natal. Mas, os homens não costumam procurar as unidades para a prevenção. Eles vêm até a UBS, geralmente, para tratar de doenças. Queremos ofertar os serviços a eles, mostrarmos a importância do cuidado integral com a saúde e criarmos um vínculo", explicou Juliana.
Os profissionais de saúde pretendem fazer o acolhimento ao homem averiguando não apenas os exames necessários ao diagnóstico precoce e combate do câncer de próstata; mas também a conscientização sobre a importância de exames regulares; da vacinação em dia; da prática de atividade física; da participação nos grupos de atividades para controle do tabagismo, hipertensão, diabetes e alongamento, entre outros serviços, disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde. Também estarão disponíveis os testes rápidos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (Sífilis, Hepatites, HIV), além de vacinação e distribuição de folders explicativos sobre a saúde do homem.
Nas Unidades Básicas de Saúde, os homens podem marcar uma avaliação médica, através do agendamento eletivo, para a realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.
De acordo com os dados do Laboratório de Análises Clínicas Municipal de Londrina (Centrolab), de janeiro até o momento, 18.315 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) foram realizados. No ano passado inteiro, o montante foi de quase 22 mil exames, sendo que destes, cerca de 2 mil foram durante o mês de novembro. Já em 2015, foram realizados, ao todo, 15.333 PSA, sendo somente em novembro 1.778 deles.