O mutirão contra a dengue recolheu nesta semana em Ponta Grossa cinco toneladas de resíduos e 150 pneus. Para o trabalho, uma ampla estrutura foi utilizada, com 37 caminhões, 2 ônibus e 75 veículos. Em apenas um dia de trabalho, foram atendidas 92% das 315 localidades previstas. Ao todo 1.682 pessoas desenvolveram atividades voltadas para a prevenção, informação e conscientização da população sobre a dengue.
"O objetivo do mutirão é eliminar os criadouros do mosquito. Os mutirões são importantes também para conscientizar os moradores, para que cada um faça a sua parte no combate à dengue. A limpeza é um trabalho contínuo que deve ser feito por todos", diz Glauco José de Souza Oliveira, coordenador das ações de controle da dengue da Secretaria da Saúde.
Para a diretora da 3º Regional de Saúde, Lenir Monastirsky, a receptividade dos moradores colaborou para o resultado positivo do trabalho em Ponta Grossa. "Todos receberam as equipes do mutirão em suas casas muito bem. Por isso, sabemos que podemos contar com a população para outros eventos como este e para que continuem fazendo a sua parte, não deixando lixo e água parada", disse.
Mais de 78.000 panfletos foram distribuídos junto com sacos de lixo, cartazes e adesivos para divulgar o evento e informar a população sobre a importância da prevenção. A ação teve com a participação de voluntários da União das Associações de Moradores de Ponta Grossa.