Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Câncer de pulmão

No Brasil, 27 mil casos são descobertos a cada ano

Redação Bonde
09 nov 2006 às 18:19
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Brasil, o câncer de pulmão é o segundo tipo mais agressivo entre homens e mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Nesta quinta-feira (9) algumas capitais promoveram o dia de conscientização sobre a doença. As informações são do G1/globo.com

O câncer de pulmão mata uma pessoa a cada 30 segundos no mundo e o número de casos vem crescendo 2% ao ano. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, em média, 27 mil novos pacientes são diagnosticados por ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O problema é a descoberta tardia. Grande parte dos pacientes só sabe que tem a doença quando ela está em estágio avançado. ''A maioria dos fumantes já tem tosse, secreção. Então eles não notam a modificação do sintoma, como uma piora na tosse, um aumento na secreção'', explica a médica Clarissa Mathias. O maior vilão da doença é o cigarro, responsável por 90% dos óbitos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19

São informações como essa foram dadas à população neste dia de conscientização sobre o câncer de pulmão. Em Belo Horizonte (MG), foi armada uma tenda no Parque Municipal. Dez médicos estoveram plantão para tirar dúvidas durante todo o dia. Em Porto Alegre (RS), o público recebeu folhetos explicativos e orientações de médicos, no Parque Farroupilha. Num trecho da orla de Salvador as pessoas receberam uma camiseta, e ainda ajudaram a criar um painel com mensagens de estímulo e prevenção da doença.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade