No Brasil, o câncer de pulmão é o segundo tipo mais agressivo entre homens e mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Nesta quinta-feira (9) algumas capitais promoveram o dia de conscientização sobre a doença. As informações são do G1/globo.com
O câncer de pulmão mata uma pessoa a cada 30 segundos no mundo e o número de casos vem crescendo 2% ao ano. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, em média, 27 mil novos pacientes são diagnosticados por ano.
O problema é a descoberta tardia. Grande parte dos pacientes só sabe que tem a doença quando ela está em estágio avançado. ''A maioria dos fumantes já tem tosse, secreção. Então eles não notam a modificação do sintoma, como uma piora na tosse, um aumento na secreção'', explica a médica Clarissa Mathias. O maior vilão da doença é o cigarro, responsável por 90% dos óbitos.
São informações como essa foram dadas à população neste dia de conscientização sobre o câncer de pulmão. Em Belo Horizonte (MG), foi armada uma tenda no Parque Municipal. Dez médicos estoveram plantão para tirar dúvidas durante todo o dia. Em Porto Alegre (RS), o público recebeu folhetos explicativos e orientações de médicos, no Parque Farroupilha. Num trecho da orla de Salvador as pessoas receberam uma camiseta, e ainda ajudaram a criar um painel com mensagens de estímulo e prevenção da doença.