Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rinite Alérgica

O frio chegou e as complicações respiratórias também. Veja como prevenir os ataques alérgicos

Thamyres de Lima- Redação Bonde
02 jul 2018 às 12:29
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O frio pode ainda não ter chegado, mas o tempo seco característico do inverno já se faz presente e, com ele, vêm as incômodas doenças respiratórias. Irritação do nariz, espirros e coriza constante são os sintomas mais comuns causados pela rinite alérgica. Os sintomas são frequentemente associados a gripes, resfriado ou até sinusite.

A rinite alérgica é a inflamação da mucosa que reveste o nariz e as crises são provocadas quando o indivíduo entra em contato com ácaros, poluição do ar, roupas guardadas por muito tempo, pólen e até a variação bruscas de temperatura. " A causa da alergia é uma reação do corpo a partículas consideradas estranhas. O sistema imunológico reage de forma intensa a esses alérgenos em uma tentativa de defesa do organismo'', explica a otorrinolaringologista Ana Maria Ciola.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As causas mais comuns de ataques alérgicos no inverno são os ambientes fechados, que são os favoritos dos fungos, e locais mal ventilados e pouco ensolarados. As recomendações para prevenir a rinite no inverno são várias, mas Ana Maria destaca os principais: "'Evitar lugares com aglomerações de pessoas, hidratar-se bem, evitar roupas de lãs, lavar o nariz com soro fisiológico e deixar os ambientes ventilados e expostos ao sol", ensina. Para manter sua casa livre dos alérgenos, também recomenda-se usar edredons, trocar jogos de camas com frequência e, após lavar as roupas, deixá-las expostas ao sol antes do uso.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Já a sinusite é uma inflamação dos seios da face paranasais (localizadas ao redor do nariz) que provoca dor de cabeça e na face, tosse noturna, obstrução e secreção nasal e diminuição do olfato e paladar.


Para diagnosticar e iniciar o tratamento correto, a pessoa precisa observar os sintomas e a médica alerta para não confundi-los com indicativos de outros males. "Assim como a rinite, a gripe e o resfriado também causam irritação do nariz, espirros e coriza constantes. A diferença é que a gripe e o resfriado possuem agravantes como febre, dor no corpo, mal estar e indisposição. Já a rinite não é contagiosa e não compromete o estado geral da pessoa", diz Ana Maria.

O tratamento para a rinite não é complicado. Os medicamentos mais comumente usados são os anti-histamínicos e os corticoides nasais. A especialista também sugere o uso de imunoterapia, que são as vacinas que deverão ser orientadas por um alergologista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade