Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Neste sábado

Parceria promove campanha para doação de sangue no PR

Redação Bonde
23 mar 2007 às 17:23
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), da Secretaria de Estado da Saúde, está participando do Projeto Vida por Vida, que incentiva doações de sangue. O projeto é uma parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

As doações se intensificam entre os dias 24 de março a 8 de abril, com a participação dos doadores nos hemocentros. Nesses dias haverá também a distribuição de materiais de divulgação, além de apresentações de grupos musicais e corais nos grandes centros comerciais das capitais dos países envolvidos diretamente no projeto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diretor do Hemepar, José Lúcio Santos, espera que com a parceria o número de doações, que em média é de 80 doadores no sábado, aumente em 65%, chegando a 180. "Queremos que a doação de sangue se torne uma prática, que as pessoas se acostumem e incorporem isso às suas atividades", explica Santos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Demanda - A chefe da divisão de relações comunitárias do Hemepar, Nely Maria Coimbra Moura, explicou que o centro precisa de aproximadamente 120 doadores por dia para atender a demanda de 40 hospitais conveniados em Curitiba e Região Metropolitana, além da Hemorede em todo o Paraná. Para manter os estoques, são realizadas de 12 a 14 coletas externas por mês em empresas, escolas e outras instituições.

Publicidade


O coordenador do projeto no Paraná, pastor Alceu de Assis Filho, lembra que no ano passado 60 mil pessoas foram cadastradas para doar sangue em toda a América do Sul. No Paraná foram 6.503 pessoas. "Quem doa sangue mostra que tem coração solidário e está disposto a ajudar o próximo e que o sangue não passa apenas nas veias, mas sim no coração", diz.


No dia 31 de março, às 14h, cerca de 3 mil jovens e doadores do futuro estarão reunidos no Calçadão da Rua XV de Novembro (Boca Maldita) em Curitiba, para um ato público pela doação de sangue. Durante a semana, jovens da capital paranaense desenvolverão, através da distribuição de folderes, a conscientização da importância de doar sangue.

O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV, e está aberto diariamente para pessoas interessadas em doar sangue. Para participar basta não ter problemas de saúde, idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. O homem pode doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias e a mulher, três doações, com intervalo de 90 dias. (AEN)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade