Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Peixe no cardápio é saúde na mesa

Chiara Papali - Folha de Londrina
01 jan 2006 às 22:10

Compartilhar notícia

Consumo de peixe deve ser de, pelo menos, uma vez na semana - César Augusto
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar de ser um alimento extremamente nutritivo, o peixe é esquecido e fica de fora do cardápio do brasileiro. O motivo normalmente é o preço, mais alto que das outras carnes. Mas os benefícios à saúde compensam - ressalta a nutricionista Carla Jadão Alves, professora da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Carla explica que os peixes, de maneira geral, são ricos em aminoácidos essenciais, substâncias que não são produzidas pelo nosso organismo, mas que são fundamentais para o seu funcionamento. Os peixes são ricos em vitaminas e minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro e fósforo, entre outros, que regularizam as funções do corpo e participam do metabolismo de nutrientes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outra vantagem é que os peixes tem proteínas com valor nutritivo ''ligeiramente superior'' que as das carnes vermelhas (boi e porco). ''Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão. E, em geral, os peixes tem menos gordura que a maioria das carnes bovinas e suínas'', ressalta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


A gordura presente nos peixes, explica, é essencialmente do tipo poliinsaturada, diferente das carnes vermelhas, que tem alta proporção de gordura saturada, daquelas que fazem mal ao coração. Carla ressalta que, entre os tipos de gordura poliinsaturadas dos peixes, têm destaque o ômega 3.

Publicidade


Presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como o atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão, o ômega 3 proporciona grandes benefícios à saúde: diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, redução da pressão arterial e diminuição das taxas de triglicérides e colesterol no sangue, além da ação antiinflamatória.


O ideal, segundo a nutricionista, seria a ingestão de peixe pelo menos três vezes por semana. Mas como o brasileiro não tem tal prática, a indicação da nutricionista é que se consuma o produto pelo menos uma vez na semana, intercalando o consumo de outros tipos de carnes, bovina, suína e aves. ''O certo seriam três vezes na semana, mas uma vez já traz benefícios'', afirma.

Os peixes devem ser consumidos preferencialmente assados, grelhados ou cozidos. ''A fritura já não deixa o peixe tão saudável'', ressalta. Os enlatados, atum e sardinha, também são boas opções, desde que se dê preferência aos conservados em água, não em óleo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo