Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Medicamentos

Projeto sobre venda fracionada será votado nesta quarta

Redação Bonde
12 jun 2007 às 20:53

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Defesa do Consumidor vota na manhã desta quarta-feira (13) o Projeto de Lei 1761/03, que obriga a indústria farmacêutica a vender medicamentos de forma fracionada. Criado pelo ex-deputado Coronel Alves, a lei pode proporcionar aos consumidores brasileiros redução nos gastos com medicamentos, já que comprimidos, cápsulas e pílulas poderão ser adquiridos na quantidade certa para o tratamento médico.

De acordo com a Agência Câmara, o relator, deputado Chico Lopes (PcdoB-CE), recomenda a aprovação parcial do projeto, acrescido de um texto substitutivo que determina que os medicamentos só deverão ser fracionados pelo farmacêutico, que obedecerá à prescrição médica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de reduzir gastos, evitar o desperdício e o uso inadequado e inibir a automedicação são os outros benefícios que a lei traria à população.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Mercado brasileiro de medicamentos

Publicidade


Atualmente, o Brasil possui cerca de 500 indústrias farmacêuticas, que geram um faturamento de US$ 5 bilhões ao ano. Destas, 48 são multinacionais e detêm 70% do mercado brasileiro.


Cerca de 15% da população que recebe mais de 10 salários mínimos consome 48% da renda em medicamentos. Os que ganham entre 4 e 10 salários gastam 36%. Já a maior parte, 51%, com renda inferior a 2 salários mínimos, consome 16% em medicamentos.

Publicidade


Pesquisa realizada pelo Departamento de Ouvidoria do Ministério da Saúde indica que 86% da população brasileira apóia a venda fracionada de medicamentos. O estudo foi realizado em 276 municípios das cinco regiões do País. Dos 1.406 entrevistados, apenas 14% afirmaram ser contra a medida.


Das pessoas que se declararam a favor da medida, 88% pertencem à famílias cuja renda mensal é entre um e dois salários mínimos.

(Fonte: Infomoney)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo