Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Hantavirose

Saúde investiga aumento no nº de ratos no Vale da Ribeira

Simone Albieri - Bonde
08 ago 2006 às 14:38

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde está investigando aumento no número de ratos silvestres no município de Dr. Ulysses e outras cidades do Vale da Ribeira. O fenômeno é conhecido como ratada e a principal preocupação é com a Hantavirose, transmitida por estes animais. Técnicos da Secretaria já visitaram o município e fizeram o alerta para a Regional de Saúde.

A ratada é um acontecimento natural que ocorre a cada 30 anos em decorrência da florada da taquara (vegetal semelhante ao Bambu nativo da América do Sul). A divulgação do fenômeno e a prevenção com relação a Hantavirose são os principais cuidados que a população deve ter, principalmente os moradores da área rural, que precisam estar alerta à medidas preventivas de como evitar que os ratos do mato entre nas moradias, paióis, galpões, silos, armazéns e estufas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Hantavirose

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


A hantavirose é uma doença transmitida pelo vírus presente na urina, fezes e saliva dos ratos que vivem no mato. É uma doença que pode levar a morte e a transmissão acontece através da inspiração de poeira contaminada com o vírus ou pela mordida do rato.

Publicidade


As pessoas que estão mais suscetíveis a serem contaminadas e que tem que tomar mais cuidado são agricultores, pescadores, trabalhadores de área de reflorestamento e pessoas que vivem no campo.


Os sintomas iniciais da doença são muito parecidos com uma gripe: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares, e principalmente grande dificuldade respiratória. Também podem ocorrer náuseas, vômitos e diarréia.

As informações são da Secretaria de Saúde do Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo