Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Genéricos

Unioeste terá laboratório para testar medicamentos

Redação Bonde
17 mai 2007 às 18:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) inaugura nesta sexta-feira (18), no Campus de Cascavel, o Laboratório de Equivalência Farmacêutica, que integra a Rede de Equivalência e Bioequivalência de Medicamentos. O laboratório vai funcionar numa parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). A solenidade de inauguração acontece às 9h15.

O laboratório vai estimular o desenvolvimento da indústria farmacêutica no Paraná. Ele será credenciado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para prestação de serviços de ensaios de bioequivalência de medicamentos genéricos e similares. Além disso, o laboratório vai estimular a pesquisa universitária nas áreas relacionadas a bioequivalência de medicamentos, inclusive facilitando futuras aberturas de cursos de mestrado e doutorado nestas áreas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A legislação brasileira, tendo como base a regulamentação técnica e a experiência de outros países na área de medicamentos genéricos, estabelece que para um medicamento possa ser registrado como genérico, é necessário que se comprove sua equivalência farmacêutica e biodisponibilidade relativa em relação ao medicamento de referência indicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso o medicamento seja aprovado nestes dois estudos, o medicamento é considerando bioequivalente e pode ser comercializado como genérico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19

Em 2003, com a publicação da RDC 133 pela Anvisa, todas as exigências para o registro de um medicamento como genérico foram estendidas para os medicamentos denominados similares. O teste de equivalência farmacêutica implica na execução de testes físicos e físico-químicos in vitro comparativos entre o candidato a genérico ou similar e o medicamento de referência. (AEN)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo