Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vida sexual

A timidez pode atrapalhar o desempenho na hora H?

Sexo e Comportamento - Folha de Londrina
30 out 2012 às 15:16
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A timidez é uma falta de habilidade para nos relacionar de forma satisfatória com as pessoas que nos rodeiam e isso traz uma série de prejuízos, uma vez que nos impede de expressar nossos sentimentos e emoções nas mais variadas situações de nosso dia-a-dia.

Em casa, na escola, no trabalho, é sempre necessário nos posicionar, colocando o que gostamos e o que nos desagrada, reivindicando nossos direitos para que consigamos conviver de uma maneira harmoniosa e equilibrada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No relacionamento sexual também não é diferente. Se não conseguimos estabelecer uma boa relação com o nosso corpo, se não expressamos ao nosso(a) parceiro(a) as preferências sexuais e as maneiras como gostamos de ser tocados(as), fica mais difícil atingirmos o prazer sexual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Para algumas mulheres, a capacidade de reagir sexualmente é influenciada pela natureza do seu relacionamento com o companheiro, e pela resposta sexual dele. Por exemplo, algumas mulheres gostariam que o homem fosse mais carinhoso, de uma forma que não fosse só sexual, mas acham difícil dizer isso. Outras mulheres gostariam de ter uma relação mais prolongada, com mais jogos preliminares.

Publicidade


Muitas vezes os casais têm dificuldades de conversar sobre estes assuntos, e as tentativas de modificar padrões de comportamento sexual já estabelecidos, frequentemente, levam a brigas e sentimentos de mágoa.


Assim como aprendemos a andar de bicicleta, dirigir, nadar e cozinhar, também precisamos aprender a buscar maneiras de nos relacionar sexualmente de uma forma gratificante com o outro.

Publicidade


Quando o casal não consegue resolver suas dificuldades por meio do diálogo, é importante buscar ajuda psicoterapêutica. Não adianta ficar esperando que essas dificuldades se resolvam sozinhas, pois com o passar dos anos, isso poderá comprometer ainda mais o relacionamento.


Mitos e Verdades

Publicidade


- Mito: as pessoas tímidas nunca vão atingir o orgasmo no relacionamento sexual.


- Verdade: podemos aprender a expressar nossas emoções e nos relacionar sexualmente de maneira satisfatória.

Carmen Garcia de Almeida, psicoterapeuta conjugal e sexual


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade