Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Aumento do desejo

Alimentos afrodisíacos realmente funcionam?

Sexo&Comportamento - Folha de Londrina
26 mar 2010 às 19:41
Continua depois da publicidade

A palavra afrodisíaco vem de Afrodite, a deusa do amor, da beleza e possuidora de um forte poder sedutor, que segundo o mito, nasceu das espumas do mar, o que talvez explique por que os frutos-do-mar têm esta reputação de terem propriedades afrodisíacas.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

São consideradas afrodisíacas as substâncias ou alimentos que simbolizam a fertilidade, fortificam o corpo, aumentam e estimulam o desejo. Mas será que existem realmente alimentos que tenham o poder de despertar estímulos sexuais?

Continua depois da publicidade


Na realidade, não existe nenhuma comprovação científica a respeito desta teoria. O que se sabe somente é que alguns alimentos possuem nutrientes que, de alguma forma, agem nos sentidos, proporcionando uma agradável sensação de bem-estar.


Mas há justificativas para a boa fama destes alimentos. Os legumes e hortaliças, por exemplo, servem para obter vitaminas do complexo B, que influenciam a saúde do aparelho reprodutor feminino e são essenciais para a produção dos hormônios que trabalham na função nervosa.


Já as verduras contribuem com a vitamina C, que fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, permitindo um bom fluxo para todo o corpo.

Continua depois da publicidade


Os frutos-do-mar, tais como ostras, contêm zinco, essencial para o homem, que necessita desta fonte para a produção do esperma.


Deve-se evitar o consumo de gorduras saturadas, uma vez que a formação de placas de gorduras impede a circulação sanguínea, que tem um papel fundamental nas respostas às mensagens sexuais.


Mas de nada adianta se esbaldar destes alimentos se você anda com muitas preocupações ou com problemas na saúde. O mais importante para que um prato se torne afrodisíaco, é que tenha uma boa aparência, aroma fascinante e sabor agradável, estimulando os cinco sentidos.


Alimentando-se adequadamente, o indivíduo acaba por consumir todos os nutrientes importantes não só para um bom desempenho sexual, mas para uma vida saudável, podendo desfrutar de todos os prazeres da vida.

Beatriz Ulate, nutricionista


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade