Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde íntima

Conheça os quatro tipos de vaginite e como tratá-las

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 mar 2018 às 16:29
- Pinterest
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A vaginite, termo usado para definir qualquer tipo de infecção ou inflamação na vagina, é um problema que atinge milhares de mulheres de todas as idades. Existem quatro tipos mais comuns: a causada pelo fungo cândida, a bacteriana, a tricomoníase e a alérgica. Conheça os sintomas e o tratamento indicado para cada uma delas.
 
* A mais conhecida é a vaginite causada pelo fungo cândida, que produz corrimento branco e espesso, normalmente sem odor.

* Outra infecção comum em mulheres na idade reprodutiva é a vaginose bacteriana, ocasionada pelo crescimento de bactérias presentes na vagina que produzem corrimento leitoso e fino com forte odor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Infecções por cândida costumam fazer a vagina e a vulva ficarem vermelhas e com coceira. Já na vaginose bacteriana, muitas pacientes não apresentam sintomas e apenas descobrem durante exame ginecológico de rotina", explica a ginecologista Ana Larissa de Melo Bezerra.
 
* Há também a tricomoníase, uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) provocada por um parasita unicelular. "Pode causar coceira, sensação de queimação ao urinar e sensibilidade na região. A maioria não desenvolve sintomas", comenta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


* O quarto tipo é a vaginite não-infecciosa originada por uma reação alérgica ou irritação derivada por sprays, gels, espermicidas ou outros produtos. "Os sinais que indicam o problema são queimação, coceira ou corrimento vaginal, mesmo que não exista infecção", diz.
 
Tratamento


O primeiro passo para tratar o problema é descobrir o seu tipo. Por isso a mulher deve procurar um médico para indicar o tratamento adequado de acordo com o causador. "Em alguns casos, não há sintomas. Por este motivo, é importante realizar exames ginecológicos de forma regular", enfatiza a especialista.
 
Geralmente, a vaginite por cândida é tratada com cremes ou óvulos anti-fungos inseridos dentro da vagina; a bacteriana com antibiótico oral ou tópico; nos quadros de não-infecciosa deve-se interromper o uso do produto que originou a irritação e talvez será necessário o uso de pomadas para reduzir os sintomas.
 
E quando ocorre em decorrência de ISTs, a médica explica que "é necessário evitar contato sexual até que seja tratada para prevenir a transmissão. O(a) parceiro(a) também precisará se submeter ao tratamento. A clamídia e a tricomoníase são tratadas com antibióticos. Os casos de herpes e HPV não podem ser curados, porém são controlados com auxílio médico e medicamentos".
 
Prevenção

Seguir alguns cuidados podem reduzir os riscos de uma vaginite, como evitar roupas que acumulam calor e umidade, evitar sprays e produtos que podem provocar irritação vaginal e praticar sexo seguro, com uso de preservativo, contribui para prevenir o tipo derivado de doenças sexualmente transmissíveis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade