Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
E agora?

Desenvolvimento e sexualidade na puberdade

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
26 jun 2009 às 22:32
O corpo e a auto-estima se constroem a partir das relações da criança com pessoas que a cercam. Elas podem ser incentivadas ou bloqueadas. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Considerando a infância o período compreendido de 5 a 8 anos de idade e buscando contribuir para as questões relacionadas à sexualidade, primeiro é importante pensar que o desenvolvimento humano caracteriza-se pelo crescimento físico, emocional e intelectual e a sua interação com o meio sociocultural e histórico.

Ao se falar de desenvolvimento humano, temos que propiciar as condições da criança gostar do seu corpo, desenvolver sua auto-estima e buscar informações sobre reprodução, quando necessitar. Deve-se também compreender que a sexualidade faz parte do desenvolvimento humano sem, necessariamente, implicar em reprodução.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É muito importante também dar condições para que ela reconheça seus desejos sexuais e respeite os desejos sexuais dos outros, exercendo assim os direitos de cidadania nas diferentes manifestações da sexualidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Quando falar da anatomia e fisiologia reprodutiva, deixar claro que o ser humano tem a capacidade de se reproduzir e de dar e receber prazer sexual. Nesse período, as crianças costumam se referir aos órgãos genitais com os nomes utilizados pela família.

Publicidade


Embora o início da puberdade se dê aos 9 anos, as crianças pequenas se interessam em saber se o seu corpo vai ser um dia como o corpo dos adultos. Daí a necessidade de explicar a elas que a puberdade vai ser caracterizada por mudanças físicas, tudo no seu devido tempo.


Nesse desenvolvimento humano, um ponto muito importante é a auto-estima, em que podemos mostrar que cada pessoa tem um corpo e um jeito diferente. Os corpos das pessoas diferem em tamanho, forma, cor da pele, olhos, cabelos, entre muitas outras coisas.


O corpo e a auto-estima se constroem a partir das relações da criança com as pessoas que a cercam e suas potencialidades podem ser incentivadas ou bloqueadas pelos adultos. Por isso, o bem-estar da criança pressupõe cuidados de higiene, saúde, alimentação, carinho e atenção, muita atenção.

Ricardo Desidério da Silva, professor e educador sexual


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade