Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda mais

Fatos científicos sobre o orgasmo feminino

Redação Bonde
23 mar 2015 às 17:39
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Orgasmo é como uma foto de um determinado momento da sua vida que você oferece a alguém, afirma a psiquiatra Carmita Abdo. Fundadora e Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade da USP, ela pesquisa o tema há 40 anos. Carmita contou algumas das descobertas que a ciência já fez sobre o orgasmo.

Tempo

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pode (tentar) contar: um orgasmo dura, em média, de 5 a 15 segundos. "A sensação de prazer e conforto é sucedida por relaxamento, bem-estar e necessidade de repouso", diz Carmita. E não adianta tentar estender: o tempo é esse mesmo. "É isso que faz com que as pessoas procurem repetir a sensação", diz a psiquiatra.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Quantos?

Publicidade


O número máximo de orgasmos num mesmo dia varia de pessoa para pessoa. Segundo Carmita, alguns se contentam com 1. Já outros conseguem ter até 4 sucessivos. "O segundo caso é mais comum entre jovens", destaca ela.


Ar

Publicidade


Ficar parcial ou totalmente sem oxigênio na hora do orgasmo pode aumentar a intensidade da sensação física do momento. "Mas é algo muito perigoso", destaca Carmita. Segundo a psicóloga, um ato sexual mais demorado não resulta necessariamente em um orgasmo maior. "Ele tem hora para acontecer", afirma ela.


Múltiplos

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Você já ouviu falar de... orgasmos múltiplos? A sensação, comum em mulheres, é alvo de discussão. Para alguns, trata-se de um único orgasmo dividido em várias partes. Isso porque, num determinado momento, ele termina. Já Carmita e outros pesquisadores entendem que se trata de uma série de orgasmos sucessivos com intensidade crescente.


Mito?

Publicidade


Ejaculação feminina não é mito. De acordo com Carmita, cerca de 10% mulheres de fato produzem uma lubrificação extrema em algumas ocasiões. Na opinião da psiquiatra, isso acontece quando a mulher está muito excitada. Porém, há cientistas que enxergam o fenômeno como um resquício da diferenciação genital entre homem e mulher, que ocorre durante a gestação. Uma coisa é certa: não é xixi.


Evitar

Publicidade


Evitar um orgasmo faz mal? Se isso for feito voluntariamente, não. Porém, Carmita explica que tentar e não conseguir atingir a sensação por várias vezes pode gerar ansiedade e acúmulo de tensão.


Reprodução
Reprodução


Falso


Identificar um falso orgasmo na hora em que ele é simulado é praticamente impossível. Isso porque os envolvidos na situação geralmente estão bem excitados. Segundo Carmita, se a parceira não estiver tranquila e relaxada depois do ato sexual, é por que não alcançou o orgasmo. "É uma situação difícil porque envolve um certo constrangimento", explica ela.

(Fonte: Mdemulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade