Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ninho afetivo

Gravidez também requer preparação psicológica

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
O atendimento psicológico às gestantes e aos casais grávidos contribui de forma efetiva para que a problemática emocional da gestação seja minimizada - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Menstruação atrasada! Apreensão, seguida de pânico ou alegria. Gravidez constatada! O que fazer? A medicina oferece programas de atendimento para que a gravidez, o parto e o puerpério aconteçam em boas condições. A família reorganiza o ninho: enxoval do bebê, berço, carrinho, entre outras providências.

Atenção à saúde biológica e ao ambiente físico é comum na maioria dos casais grávidos, entretanto, a preparação psicológica é quase inexistente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos tempos em que a prole era mais numerosa, as meninas exercitavam a função materna ajudando a cuidar dos irmãos menores, e reproduziam as práticas brincando com bonecas. Atualmente, além do número de filhos ser reduzido, as crianças vão para as creches ou pré-escolas precocemente, logo este ''treino natural'' fica prejudicado, restando o potencial de instinto maternal herdado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


A gestante passa por transformações físicas que interferem na auto-imagem e levam a sentimentos nem sempre agradáveis; expectativas e temores sobre a saúde do feto; fantasias a respeito da capacidade de cuidar do filho e dúvidas a respeito da vida sexual após o parto.

Publicidade


As vivências emocionais masculinas, envolvendo o temor da paternidade futura e também a necessidade de cuidar da mulher para que ela seja capaz de exercer a maternagem de forma adequada, também devem ser consideradas.


Além disso, ocorrem mudanças psíquicas relevantes envolvendo os futuros pais, pois há um terceiro elemento na relação, que exige cuidado especial, e certamente interfere na dinâmica do casal, podendo levar a desfechos nem sempre desejados.

Publicidade


Os bebês nascem sem ''manual de instrução''. As mães de recém-nascidos vivem momentos difíceis, começando pelas situações de alimentação e higiene até a compreensão de outras necessidades que o bebê comunica.


Se as funções materna e paterna são tão importantes para a construção da personalidade de cada filho, convém pensar na saúde emocional dos casais grávidos. Os cuidados pré-natais devem incluir não apenas os aspectos físicos e materiais, mas também o preparo do ''ninho afetivo''.

Publicidade


O atendimento psicológico às gestantes e aos casais grávidos contribui de forma efetiva para que a problemática emocional da gestação seja minimizada e o casal esteja bem preparado para receber o novo bebê.


Mitos e Verdades


- Mito: gerar um filho nos torna pais
- Verdade: a relação afetiva vivida com o bebê nos transforma em mãe e pai

Maria Elizabeth Barreto de Pinho Tavares, psicóloga, doutora em Psicologia Clínica e docente universitária


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade