Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fetiche

Há gente que sente atração por estátuas?

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
08 jul 2010 às 19:21
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O comportamento sexual é ainda um dos temas mais delicados e controvertidos da atualidade. É recomendável refletir sobre sexualidade, visto que é uma questão que mexe muito com o ser humano e que traz tantas consequências. Estudando e refletindo, é possível chegar a algumas conclusões sobre como exercer nossa sexualidade de forma sadia.

Entre as diversas parafilias existentes há o chamado pigmalionismo. Trata-se de um desvio sexual que se baseia na admiração exagerada por estátuas. Segundo uma lenda grega, Pigmalião foi um escultor da Ilha de Chipre que se apaixonou pela estátua feita por ele mesmo. Mas o pigmalionismo não ocorre somente com artistas que esculpem e se apaixonam por suas obras. Homens suscetíveis a esta parafilia poderão agravar o seu estado psicológico e emocional com esta prática, mesmo que nada conheçam de escultura. O pigmalionismo parece estar ligado diretamente à carência afetiva e também ao desajuste sexual.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A atração sexual que sentem pelas esculturas é tão intensa que pode levar certos indivíduos a se masturbar em museus, parques e jardins.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Em outubro de 2007 a revista VIP publicou uma reportagem alusiva a este assunto, comentando que existem pessoas taradas que tentam apalpar as esculturas e às vezes até danificá-las.

Publicidade


É importante esclarecer que o interesse pelas cenas e imagens eróticas é natural, desde que não se transforme em paixão doentia.


Não podemos também afirmar que toda profanação de estátuas é de natureza patológica.


Em sexualidade, o normal é satisfazer-se e satisfazer sexualmente seu parceiro ou parceira, mas sem causar danos a si mesmo nem ao companheiro(a), tampouco ao meio social em que se vive. O que cada casal faz, sexualmente falando, só a eles interessa. Como indivíduos, só nos resta respeitar as diferenças que na realidade fazem do ser humano algo maravilhoso.

Marilandes R. Braga, psicóloga e terapeuta sexual, membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Sexualidade Humana (Presidente Prudente-SP)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade