Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tendências

Metrossexual, retrossexual e ubersexual:qual a diferença?

Sexo e Comportamento - Folha de Londrina
26 abr 2012 às 15:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O termo metrossexual foi usado pela primeira vez em 1994 pelo escritor inglês Mark Simpson. É uma palavra originária do inglês e representa a junção dos termos ''sexual'' e ''metrópole''.

Confesso que a primeira vez que me deparei com o termo não sabia exatamente do que se tratava. Só depois descobri tratar-se de um novo movimento masculino. Os homens se tornaram mais vaidosos. Muitos frequentam as academias, salões de beleza, fazem as unhas, cuidam dos cabelos, hidratam a pele, fazem bronzeamento artificial, depilam o peito, e às vezes fazem plástica. Ou seja, cuidam melhor do visual, e as mulheres aprovam.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O homem metrossexual geralmente vive nas grandes metrópoles, se interessa pelo sexo oposto e não tem vergonha de dizer que cuida do corpo, da alma, da pele e do guarda-roupa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Muitos homens apresentam qualidades metrossexuais mesmo sem saber. Homem que se preocupa com moda não é, necessariamente, homossexual. O homem não se torna mais masculino por andar malvestido, relaxado.

Publicidade


Já o termo retrossexualismo é justamente o contrário do metrossexualismo. São homens heterossexuais que não se preocupam com aparência física.


Nos tempos modernos, vão se modificando os termos. Apenas dois anos depois de o termo metrossexual se popularizar, surgiu um novo conceito, o ''ubersexual'', objetivando definir a nova tendência de masculinidade.

Publicidade


Ira Matathia e Ann O'Reilly, autores do livro ''The Future of Men'' (O futuro dos homens), lançado nos Estados Unidos, em 2005, descrevem uma imagem mais clássica do homem. Em lugar do metrossexual, o homem do futuro será ubersexual.


Aparentemente, este novo perfil do homem moderno não representa uma mudança drástica em relação ao metrossexual, pois ele também se preocupa com a imagem pessoal, porém se aproxima mais da figura do homem tradicional.

Marilandes Ribeiro Braga, psicóloga e terapeuta sexual, membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Sexualidade Humana (Rondonópolis-MT)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade