Pesquisar

Canais

Serviços

Estudos mostram aumento da incidência (de 28% a 63%) de insônia das mulheres pós-menopausa. - Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Problema?

Mulheres na menopausa têm mais insônia?

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

O sono é importante para a longevidade e qualidade da saúde. Dormir menos que quatro horas ao dia parece ser um fator preditivo para risco de mortalidade tanto em homens quanto em mulheres.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A insônia afeta de 16% a 40% da população, é mais comum nas mulheres que nos homens, e sua incidência aumenta com a idade.

Continua depois da publicidade


Estudos mostram aumento da incidência (de 28% a 63%) de insônia das mulheres pós-menopausa. Além disso, mulheres com distúrbio de sono na pré-menopausa poderão mostrar piora no período da pós-menopausa.


Muitos estudos fazem referência na melhora da qualidade de sono quando se faz tratamento com hormônio feminino para as mulheres na pós-menopausa. Relata-se que quanto maior o grau de insônia no início da menopausa, melhor será a qualidade do sono com a reposição hormonal na pós-menopausa.


Deve-se salientar ainda que a reposição hormonal não é indicada para todas as mulheres, sendo que o tratamento deve ser individualizado de acordo com a paciente.

Continua depois da publicidade


De um modo geral recomenda-se a higiene do sono, que consiste em manter um ambiente adequado, tempo de cama reduzido, evitar a tentativa de forçar dormir, evitar olhar para o relógio, evitar exercícios físicos noturnos, evitar refeições copiosas à noite, evitar cochilos e o consumo de álcool e cafeína.

Marcelo Mendonça, ginecologista


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade