Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segundo Ministério da Saúde

Paraná registra mais de 1,5 mil novos casos de HIV

Redação Bonde com Assessoria
21 dez 2018 às 10:28
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A melhoria no diagnóstico e rapidez no início do tratamento fez com que a taxa de mortalidade pela síndrome da imunodeficiência humana (aids) diminuísse no Brasil, passando de 5,7 a cada 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos dentro da mesma faixa em 2017, segundo o boletim epidemiológico divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde. O agente causador da aids é o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse vírus é capaz de infectar células e levar o sistema imunológico ao colapso. O HIV faz com que o organismo fique vulnerável a outros agentes infecciosos, chamados de "oportunistas".

"Apesar de HIV e aids serem comumente relacionados, são duas coisas diferentes. A aids é a síndrome de imunodeficiência desencadeada a partir da infecção pelo HIV. Hoje em dia com o emprego do tratamento antirretroviral muitos pacientes apesar de possuírem o HIV não chegarão a desenvolver um estado de imunodeficiência", explica o médico virologista do DB Molecular, Dr. Mario Janini.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda segundo o Ministério da Saúde, até outubro deste ano, já foram registrados 1.525 novos casos de infecção por HIV somente no Paraná. "É um número preocupante, mesmo tendo em vista a quantidade de informações existentes sobre o assunto, deveria haver mais esforços visando a prevenção da infecção viral. Não existe cura para as infecções pelo HIV e sem tratamento os pacientes evoluem para um estado de imunodeficiência, podendo chegar até mesmo a morte", alerta o médico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Exames laboratoriais empregando técnicas de biologia molecular podem ser realizados para identificar o HIV e monitorar a evolução da doença e a resposta ao tratamento. "Possuímos testes capazes de detectar e quantificar o HIV a partir de amostras clínicas. Além disso, podemos realizar a genotipagem viral, que é um exame realizado para a detecção de mutações no genoma do HIV, que conferem resistência aos medicamentos utilizados no tratamento", comenta o especialista em biologia molecular, Nelson Gaburo, gerente geral do DB Molecular.

Entre os exames oferecidos para o diagnóstico e monitoramento das infecções pelo HIV estão o HIVPC, teste qualitativo utilizado para detectar a presença do HIV, o HIVQT, que é um exame quantitativo que avalia o número de cópias do genoma viral presente no plasma do indivíduo infectado, e o HIVGE, que identifica mutações de resistência contra medicamentos indicados no tratamento. "Por meio de abordagens moleculares, é possível identificar o HIV, quantificar sua carga e definir qual será o tratamento adequado", completa Gaburo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade