Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Eterna discussão

Por que falar de sexo nem sempre funciona?

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
24 mar 2010 às 19:47
Continua depois da publicidade

Que a maioria das pessoas tem dificuldades de falar sobre sexo não é nenhuma novidade. Que uma boa comunicação íntima entre um casal ajuda muito na busca do prazer sexual também é do conhecimento de muitos. Agora, a idéia de que falar sobre sexo nem sempre funciona pode surpreender até mesmo os casais considerados de ''mente aberta'', ou mesmo os mais experientes.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Convém lembrar que homens e mulheres percebem quase tudo na vida de forma muito distinta - o mesmo ocorre com o sexo. Sendo diferentes as expectativas e desejos, as palavras geralmente também o são. É uma ilusão a mulher imaginar, com uma visão romântica, que no caso de um homem desejá-la e amá-la, ele saberá exatamente o que fazer para seduzi-la e dar-lhe prazer.

Continua depois da publicidade


Cada um é inteiramente responsável pelo seu próprio prazer, e deverá encontrar a melhor maneira para comunicar ao parceiro o caminho para chegar a ele, quais as partes de seu corpo são mais sensíveis e quais as suas fantasias.


Todavia, a mulher deverá sinalizar com cautela, usando gestos, conduzindo a mão do parceiro, falando do que gosta e do que não aprecia, com muito cuidado para não intimidar o homem - que facilmente pode considerar-se ameaçado e perder o desejo, sentindo-se comparado ou questionado quanto à sua competência sexual.


A mulher precisa sentir que o homem a deseja e que está seguro de que pode dar-lhe prazer. O homem, por sua vez, sentir-se-á seguro se perceber que a parceira acredita que ele é competente para satisfazê-la sexualmente.

Continua depois da publicidade


Ambos devem evitar os cortes sexuais (rejeição do parceiro) com palavras ásperas, que certamente ficarão gravadas na mente do outro e podem prejudicar as futuras relações sexuais, distanciando o casal de forma a resultar até mesmo em um rompimento.


Não basta falar de sexo, é essencial comunicar adequadamente o desejo. Mais importante do que o que se diz é a mensagem que o parceiro está recebendo, isto é, aquilo que está sendo entendido.


Mitos e Verdades


- Mito: se um homem ama realmente uma mulher, ele saberá exatamente o que fazer para satisfazê-la sexualmente


- Verdade: cada um é inteiramente responsável pelo seu próprio prazer, e deve ir à luta ensinando o(a) parceiro(a) como fazer para lhe satisfazer sexualmente

Ailton Bastos, psicanalista


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade