Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Hormônios

Por que tanta irritação durante a TPM?

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
03 dez 2009 às 20:06

Compartilhar notícia

Reprodução
siga o Bonde no Google News!

A Síndrome de Tensão Menstrual, mais conhecida por TPM, é velha conhecida das mulheres. Estima-se que na América do Sul 75% das mulheres tenham TPM, com variação dos sintomas. A TPM acontece por conta do desequilíbrio de hormônios como o luteinizante (LH), estrogênio e progesterona, e desencadeia uma série de sintomas como irritabilidade, retenção de líquidos, depressão e dores de cabeça.

Mesmo sabendo que o problema acontece por essas alterações hormonais, existe uma série de mitos sobre a TPM. Por exempo, que algumas mulheres podem ter a síndrome durante o mês inteiro. Isso é falso, pois a TPM é cíclica e acontece após o período ovulatório. Portanto, os sintomas começam a acontecer de cinco a dez dias antes da menstruação. É importante ressaltar que para fazer um diagnóstico de TPM, a mulher deve apresentar sintomas por mais de três meses.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Ao contrário do que se pensa, nem todas as mulheres têm retenção de líquidos neste período. A retenção hídrica é muito comum e ocasiona um aumento de peso no período da TPM. Mas a mulher pode não apresentar este sintoma, porém apresentar instabilidades emocionais como irritabilidade, baixa auto-estima e depressão.


A alimentação pode ser uma aliada contra a TPM. Uma das coisas fundamentais é evitar sal marinho, pois ele contribui para a piora da retenção de líquidos. É importante evitar alimentos gordurosos, substâncias com cafeína (coca-cola, chá preto e vinho tinto). Convém evitar também a ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica. É importante que a mulher consuma alimentos diuréticos como melancia e morango, que evitam a retenção de líquidos.


O chocolate não é um alimento indicado para este período, pois é muito gorduroso. As mulheres sentem mais vontade de comer chocolate por conta dos níveis de serotonina. Dependendo da mulher, o desequilíbrio hormonal ocasiona uma produção menor da substância, ocasionando depressão e baixa auto-estima. Mas a ingestão do chocolate causa um efeito de curta duração, por isso é melhor procurar alimentos que disfarcem essa vontade.


Apesar de algumas mulheres não apresentarem, a dor de cabeça é outro sintoma comum. O que ocorre é uma espécie de retenção hídrica cerebral. Após a ovulação acontecem alterações no hormônio luteinizante, que desencadeia a progesterona e também desregula os níveis de estrogênio. Essas alterações potencializam a retenção de água, ou no corpo ou no cérebro.


Infelizmente, a TPM não tem cura. O que se pode fazer é um tratamento para amenizar os sintomas. Hoje, há anticoncepcionais de baixa dosagem que apresentam muitos benefícios. Mas é importante lembrar de que a indicação do medicamento tem de ser feita apenas com prescrição médica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Roaldo Erich Meissner, ginecologista (Curitiba-PR)


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas