Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Intolerância

Quais são as causas das atitudes homofóbicas?

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
14 jun 2010 às 19:27
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A homofobia é a aversão às relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, o ódio generalizado aos homossexuais e inclui todas as formas de preconceito e discriminação.

O preconceito heterossexista, comum em leis, meios sociais e religiosos, preconiza a heterossexualidade como um padrão sexual natural e normal, em detrimento dos direitos humanos de grupos menores. São formas de institucionalizar e privilegiar o heterossexual e manter a opressão aos homossexuais (LGTBs) pela omissão e negligência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O termo ''homos'' quer dizer ''o mesmo'' e ''phobikos'' significa ''ter medo de ou aversão a''. Em 1914, Sandor Ferenczi, discípulo de Freud, apresentou uma explicação para esta discriminação, que é a defesa da própria sexualidade, uma reação contra a atração semelhante por outros homens.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Uma das teorias de Freud define que as pessoas, no início da infância, são bissexuais, e que reprimem a sua atração pelo mesmo sexo durante seu crescimento.

Publicidade


A maioria dos homofóbicos têm origem no medo e no moralismo, por considerar os homossexuais uma ameaça. Ao odiar os homossexuais, defendem a si mesmos que não são gays. A homofobia pode ser apregoada por religiões, regimes de governo ou grupos machistas.


A homofobia é a opressão intencional e premeditada, que ocorre de forma sutil com ironias, gestos ou hostilidade, ou até com agressões físicas graves que podem levar à morte.

Publicidade


Os agressores, conforme estudo norte-americano, frequentemente são homens e menores de 21 anos, que agem em grupos, e diferem dos agressores raciais ao se deslocar até a vítima.


Existem fatores que determinam maior hostilidade, como ser gay, ter qualidades femininas e aspectos afeminados. E existe maior dificuldade de reduzir o preconceito quando a hostilidade tem origem na formação religiosa, ou nos estereótipos de que todo homossexual é afeminado e toda lésbica é masculina, ou mesmo de que todos são promíscuos em seus relacionamentos.


Segundo a Associação Internacional de Lésbicas e Gays (ILGA), em torno de 85 países membros das Nações Unidas criminalizam os homossexuais. No Afeganistão, Arábia Saudita e Irã aplica-se a pena de morte a homossexuais. Em nosso país, existe desde 2004 o Programa Brasil sem Homofobia, e aguarda-se aprovação no senado da lei 122/06, que há dois anos é prorrogada por grupos de interesses homofóbicos.

Maurílio Jorge Maina, ginecologista e especialista em terapia sexual


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade