Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça

Quais são as principais disfunções sexuais femininas?

Sexo e Comportamento - Folha de Londrina
26 jul 2013 às 17:12
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas mulheres dizem não gostar do ato sexual e mantêm uma aversão a qualquer tipo de contato íntimo com o parceiro.

Este termo 'disfunção sexual' é usado para aquelas situações em que os componentes orgânicos da resposta sexual apresentam alguma alteração, interferindo na resposta da expressão sexual humana. A disfunção sexual feminina é um ''bloqueio'' da resposta sexual natural esperada e se manifesta de diversas maneiras, impedindo o bom relacionamento de casais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os problemas sexuais podem evoluir a partir de fatores não sexuais, como doenças orgânicas, depressão, estresse, pressões psicológicas, financeiras etc. Mas também podem estar ligados às seguintes disfunções:

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Anorgasmia - consiste na dificuldade feminina em atingir o orgasmo, mesmo tendo uma fase de excitação normal, partindo de uma estimulação adequada tanto em relação ao tempo como em intensidade. A anorgasmia pode ser primária, secundária, absoluta, relativa ou situacional.

Publicidade


A mulher anorgásmica tende a se sentir diminuída e inferiorizada. As causas psicológicas são os determinantes mais frequentes.


Vaginismo - O medo da penetração, a associação do sexo à dor é a causa imediata do vaginismo. Se origina de um trauma, como um estupro, ou falta de orientação sobre a primeira relação sexual. É uma disfunção de origem psicológica.

Publicidade


Grande número de casamentos não consumados são de mulheres vagínicas. Geralmente pacientes vagínicas não têm problemas de desejo, nem de excitação e nem de orgasmo, desde que não sejam penetradas. O vaginismo pode ser primário ou secundário.


Dispareunia - É o nome científico que recebe a dor que a mulher tem durante a penetração, que a impede de ter uma relação sexual completa e satisfatória. São de causas orgânicas, como exemplo: infecções e irritações vaginais, ou nas vias urinárias e ressecamento das paredes vaginais (falta de lubrificação). É indispensável o exame ginecológico

Publicidade


Anafrodisia - Também chamada de I.D.S. (Inibição do Desejo Sexual) - É redução ou ausência total de desejo sexual. Falta de sentimentos eróticos, muitas vezes sentindo a relação sexual como um castigo. Tem sempre presente uma desculpa pronta para evitar a relação sexual. As causas são geralmente de origem psicológica.


A falta de desejo pode estar associada a situações traumáticas vivenciadas durante infância. Uma mulher diante de uma destas disfunções deve procurar ajuda, já que os estudos comprovam que os tratamentos têm eficácia de 95%.

Marilandes R. Braga, psicóloga e terapeuta sexual


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade