Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Comportamento

Quem é bem resolvido sexualmente?

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
02 out 2009 às 19:31
"Devemos lidar com o desejo sexual com naturalidade associando sempre o amor, o carinho, a compreensão para com o outro". diz especialista. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Esta questão me remete a pensar em quem é bem resolvido frente à vida, pois a sexualidade faz parte do ser, sendo assim, não deve ser analisada como algo separado, à parte, e sim em conjunto com as outras instâncias que compõem uma pessoa.

Desde a concepção, a personalidade está sendo formada, recebendo influências da mãe mais diretamente, mas também de todas as outras pessoas que convivem e se relacionam com ela. Após o nascimento, o desenvolvimento psicossexual ocorre a partir da oralidade, passando por outras instâncias, libidinizando todo o corpo. Junto com este processo, a criança começa a formar seu aparelho psíquico e neste seu pré-consciente, aprendendo a linguagem, começando a devanear, fantasiar, criar, tendo suas experiências no ambiente, começando a conhecer seus limites e potencialidades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A partir do primeiro ano de vida a criança já começa a conviver com a falta em si, pois descobre muito cedo que é um ser incompleto e que depende de uma outra pessoa para existir. Se começa a projetar no outro a possibilidade de se completar totalmente, será um eterno insatisfeito e infeliz, pois mais dia, menos dia, descobrirá que o outro não o completa como deseja e se frustrará, indo novamente em busca desta completude, voltando a se frustrar novamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


A felicidade está em aprender a conviver com a incompletude, com a falta, com a imperfeição, pois esta é a condição humana. Ser sábio é ser feliz com o que se tem, não levantando grandes expectativas, pois estas geralmente produzem frustração. Também na sexualidade isto deve ocorrer. Precisamos saber que ela faz parte da vida e que devemos lidar com o desejo sexual com naturalidade associando sempre o amor, o carinho, a compreensão para com o outro que é objeto da nossa escolha. É sempre com o vento suave que mantemos acesa a chama e o aconchego, pois o vento impetuoso geralmente a apaga e nossa existência se torna inundada pela escuridão e pelo frio da solidão.

Publicidade


Mito: Bem resolvido sexualmente é o indivíduo sem nenhum limite nesta esfera corporal


Verdade: Devemos lidar com o desejo sexual com naturalidade associando sempre o amor, o carinho, a compreensão para com o outro, objeto de nossa escolha

Denise Hernandes Tinoco é doutora pela PUC/SP, docente em graduação e pós- graduação em Psicologia e psicoterapeuta


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade