Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Descubra

É possível o pai e a mãe terem sangue O+ e o filho A+?

Sua Saúde - Folha de Londrina
27 nov 2013 às 17:41
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Como regra, não. Os grupos sanguíneos ABO e Rh são caracterizados por antígenos localizados na superfície (membrana) dos glóbulos vermelhos (também chamados eritrócitos ou hemáceas).

Pais do grupo O não tem a capacidade genética para a formação de antígeno A, portanto, não podem passar esta característica aos seus descendentes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Da mesma forma não poderiam ter filhos do grupo B (glóbulos vermelhos com antígeno B na sua superfície) ou do grupo AB (com ambos antígenos presentes). Tecnicamente pais do grupo O somente poderão ter filhos de grupo O.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Quanto ao grupo Rh, o antígeno que determina se a pessoa é Rh positivo ou negativo chama-se antígeno D.

Publicidade


É fundamental a determinação do grupo sanguíneo materno no pré-natal, pois mães com Rh negativo (ausência do antígeno D) que tiverem filhos Rh positivos poderão produzir anticorpos contra o antígeno D, acarretando anemia grave na criança, ainda dentro do útero, colocando em risco a vida dela. Todas essas orientações serão feitas pelo médico obstetra no pré-natal.


Quanto a transfusões sanguíneas, é importante ressaltar que os bancos de sangue são obrigados por lei a realizar as tipagens necessárias em toda transfusão, portanto, não há necessidade das pessoas saberem seu tipo sanguíneo para informar ao médico.

Luis Gabriel F. Turkowski, hemotologista


Imagem
Saiba como evitar doenças e dor de barriga no Carnaval
Enquanto foliões preparam os últimos detalhes de fantasias para mais um Carnaval intenso após o fim de restrições da pandemia, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde.
Imagem
Carnaval 2023: confira cinco dicas de como cuidar da pele durante as festas
Nem só de folia é feito o Carnaval. É importante se cuidar e preparar bem a pele antes de curtir tudo que a festa tem a oferecer, pois essa é também uma época de alto-verão, e o sol estará muito intenso.
Imagem
Lei que permite acesso a remédios à base de canabidiol é promulgada no Paraná
A lei que permite acesso a remédios à base de canabidiol e tetrahidrocanabinol, para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde, foi promulgada no início da tarde desta segunda-feira (13), na AL do Paraná.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade