22/09/20
°/°
Acessibilidade

Acompanhante de pessoa com deficiência tem direito a desconto de 80% em passagens aéreas

O acompanhante de pessoas com deficiência em viagens aéreas tem direito a um desconto mínimo de 80% no valor da passagem. A norma é da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e o benefício é estendido a todos os passageiros que não possam realizar sozinhos os procedimentos de segurança em caso de emergência.

É bom deixar claro: o desconto é válido apenas para o acompanhante e em voos nacionais. A pessoa com deficiência deve pagar o valor integral da passagem. Para ter esse direito respeitado, porém, há alguns procedimentos necessários:


Reprodução
Reprodução


1. O passageiro deve informar à companhia aérea, com antecedência de ao menos 72 horas antes de fazer a reserva das passagens, que se trata de pessoa com deficiência e que necessita de assistência especial (o acompanhante);

2. É preciso verificar se a empresa exige o preenchimento do formulário de informação médica (Medif), que, com um laudo médico, funciona como um atestado comprovando a necessidade do acompanhante;

3. Se for o caso, o funcionário deve encaminhar o formulário ao passageiro e informar como o documento deve ser encaminhado;

4. Após o envio, o passageiro deve contatar a companhia aérea para saber qual o procedimento para a emissão das passagens, lembrando o funcionário de que seu acompanhante tem direito ao desconto.

De acordo com a resolução nº 280/2013 da Anac, as empresas aéreas não podem limitar o número de passageiros que necessitam de assistência, e o acompanhante deve ficar em assento ao lado da pessoa com deficiência.

No caso de pessoas cegas, o transporte de cães-guia é gratuito, e o animal deve viajar na cabine, próximo a seu dono. Cadeiras de rodas e muletas também devem ser transportadas gratuitamente. (Com informações Catraca Livre e QSocial)
Redação Bonde
Continue lendo
Rota dos vinhos
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural1
02 OUT 2017 às 14h32
Concurso
Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável1
29 SET 2017 às 18h03
Roteiros turísticos
As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!
29 SET 2017 às 17h24
Diversas opções
Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana
28 SET 2017 às 16h18
Universo tecnológico
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!1
27 SET 2017 às 08h20
Após ciclone
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
26 SET 2017 às 17h51
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados