Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Belas e perigosas

Brasil tem duas das praias com mais ataques de tubarões no mundo

Redação Bonde
25 set 2013 às 12:01
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por mais que não seja um assunto muito abordado no Brasil, os ataques de tubarão no país não são raros. Pelo contrário, a Praia de Boa Viagem, em Recife (PE), é considerada por especialistas no assunto um dos 5 locais mais perigosos do mundo para banhistas devido a grande presença de tubarões. Em julho, um ataque de tubarão matou a jovem Bruna Gobbi, de 18 anos, nesta mesma praia.

O estado de Pernambuco concentra a maior parte dos ataques de tubarões no país. Desde 1992, foram registrados 59 ataques a banhistas nas praias do estado, com 24 vítimas. Já no mundo, a maior parte dos ataques está concentrado no estado da Flórida (EUA), porém os locais com mais mortes são a África do Sul e Austrália. Das 21 praias mais perigosas do mundo 5 estão na África do Sul.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Existem cerca de 400 espécies de tubarões espalhadas pelos oceanos, sendo que no litoral brasileiro se encontram 80 delas. Porém, apenas 12 espécies têm casos registrados de ataques a seres humanos, entre elas destacam-se os temidos tubarões Cabeça-chata, Branco, Tigre, Touro (Cabeça-chata) e Mako.

Leia mais:

Imagem de destaque

Londrina, um destino natural para adultos e crianças

Imagem de destaque
Concurso

Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável

Imagem de destaque
Roteiros turísticos

As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!

Imagem de destaque
Diversas opções

Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana


A principal ONG do mundo que registra ataques de tubarões, a "International Shark Attack File (ISAF)" aponta que o número de ataques a banhistas vem subindo a cada década desde 1900. Em 2011 foram registrados 78 ataques, sendo 18 fatais. Em 2012, este número subiu para 118 ataques com 7 mortes. O número é um recorde histórico de ataques em um só ano, desde 1900. Para alertar os banhistas a ONG listou as praias mais perigosas do mundo quando o assunto é ataque de tubarões.

Publicidade


New Smyrna Beach, Flórida (EUA)


A pequena cidade americana de New Smyrna Beach possui cerca de 22 mil habitantes e tem uma das praias mais perigosas do mundo quando o assunto é tubarão. Os tubarões cabeça-chata que infestam as águas de New Smyrna Beach fizeram desta região no nordeste da Flórida o local com o maior número de ataques por ano. A cidade que foi eleita como uma das 10 melhores com praia nos Estados Unidos, mas também é conhecida como a "capital mundial dos ataques de tubarão". Entre 1996 e 2008, 20% dos ataques no mundo ocorreram nesta região. Contudo, a cidade nunca registrou uma morte por ataque.

Publicidade


Coffin Bay, Austrália


Ataques de tubarão são frequentes no extenso litoral da Austrália. Apesar de ter praias paradisíacas, a área de Coffin Bay, no sul do país, tem altos índices de ataques de tubarões. A cidade de Coffin Bay tem a pior praia da Austrália em relação ao número de ataques. Para piorar, ali é encontrado com maior frequência o mais temido de todos eles, o tubarão branco. Ela está localizada ao sul da península de Eyre. O último ataque fatal ocorreu em 2011 quando um mergulhador com 30 anos de experiência foi atacado por dois tubarões brancos de uma só vez.

Publicidade


Fish Hoek Beach, África do Sul


Localizada na famosa Cidade do Cabo, a praia de Fish Hoek Beach tem cerca de 1,5 quilômetro de extensão e é considerada a mais violenta da região em número de ataques de tubarões. A dica é fugir da água e ficar em terra firme. As vinícolas são uma opção muito mais bela e segura para os turistas. A outra dica é aproveitar para conhecer a famosa estrada "Chapman Peak road". Em 2010, um turista foi atacado e morto por um tubarão branco na área rasa da praia.

Publicidade


Boa Viagem, Recife, Brasil


O litoral do Recife é o ponto que mais sofre com ataques de tubarão em toda a América do Sul. Localizada na cidade de Recife, a praia de Boa Viagem registrou nos últimos 21 anos mais de 50 ataques e 20 mortes devido a tubarões. Em Boa Viagem é também o local onde ocorreu o último ataque fatal de tubarões no Brasil. A vítima foi a jovem Bruna Giobbi de 18 anos. No local havia diversas placas avisando sobre a presença de tubarões. Porém, suas belezas naturais continuam atraindo banhistas. Nos períodos de maré baixa é possível caminhar sobre os recifes e conferir de perto a beleza deste mar de água translúcida. As espécies mais encontradas na praia são os tubarões Cabeça-chata e Tigre.

Publicidade


Second Beach, África do Sul


A bela praia sul-africana também é conhecida pela brutalidade dos ataques de tubarão. A área tem as piores estatísticas com diversos ataques mortais, o mais recente deles registrado em janeiro de 2012. O local se destaca por uma beleza selvagem tendo como principal atrativo a junção entre o rio Umzivubu e o Oceano Atlântico.

Publicidade


As praias de Sharm el Sheikh (Egito), Topsail Island (EUA), Lyman Beach (Havaí), Dyer Island (África do Sul) e o litoral da Califórnia (EUA) completam o ranking das 10 praias mais perigosas do mundo em relação ao ataque de tubarões.


Enseada da Caieira, Fernando de Noronha, Brasil

Embora não esteja entre as 10 mais perigosas do mundo, a Enseada da Caieira, em Fernando de Noronha, também aparece na lista da ONG ISAF como uma das mais registra ataques de tubarões. O arquipélago oferece algumas das praias e paisagens mais bonitas do litoral brasileiro, mas entre as belezas naturais escondem-se, também, algumas surpresas. Em meio a dunas e piscinas naturais, a Enseada de Caieira é a praia mais perigosa de Noronha para a prática de mergulho, com uma grande presença de tubarões.(Fonte: Ecoviagem e Terra)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade