Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lugares especiais

Cinco livros que inspiram viagens dentro e fora do Brasil

Redação Bonde
29 set 2015 às 09:32
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um bom livro nos faz viajar sem sair do lugar. Alguns dão vontade de ir onde a história se passa, e conhecer cada pedacinho do lugar que é relatado na obra. O blog Da Porta Pra Fora preparou uma lista de livros que se passam em lugares incríveis e famosos. Confira:

1. Jubiabá, de Jorge Amado (Salvador/ Bahia):

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Jorge Amado, um dos autores brasileiros mais prestigiados em todo o mundo, contou muitas histórias sobre a Bahia, das fazendas de cacau e da capital. Este se passa em Salvador e conta a história de Antônio Balduíno que nasceu órfão no morro do Capa-Negro, e tinha como grande referência espiritual o centenário feiticeiro e ex-escravo Jubiabá.

Leia mais:

Imagem de destaque

Londrina, um destino natural para adultos e crianças

Imagem de destaque
Concurso

Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável

Imagem de destaque
Roteiros turísticos

As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!

Imagem de destaque
Diversas opções

Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana


Resenha: Depois de uma infância de liberdade e pequenos delitos nas ruas de Salvador, Antônio Balduíno vira malandro, sambista e desordeiro, até ser transformado em boxeador profissional por um empresário italiano. Encerra a carreira muito cedo ao tomar uma surra no ringue numa noite e acaba indo trabalhar nas plantações de fumo do Recôncavo Baiano. Ao longo dessas muitas vidas, choca-se contra o mundo das mais variadas formas, até atingir um vislumbre de compreensão da realidade que o cerca e de seu lugar nela.

Publicidade


2. O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde (Londres / Inglaterra):


Reprodução
Reprodução


Oscar Wilde relata uma Londres lendária, com uma sociedade extremamente conservadora, que vê o belo Dorian Gray tornar-se o centro das atenções, apesar dos mistérios que esconde. A cidade aparece com glamour e todo mundo sonha em conhecê-la.

Publicidade


Resenha: Dorian Gray é o tema de um retrato de corpo inteiro em óleo de Basil Hallward, um artista que está impressionado e encantado com a beleza de Dorian. Ele acredita que a beleza de Dorian é responsável pela nova modalidade em sua arte como pintor. Através de Basil, Dorian conhece Lorde Henry Wotton, e ele logo se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata: que a beleza e a satisfação são as únicas coisas que valem a pena perseguir na vida.


3. Clarissa, de Érico Veríssimo (Porto Alegre / Rio Grande do Sul)

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Uma cidade do começo do século XX é retratada pelo genial Érico Veríssimo, com detalhes típicos de uma jovem mulher. Um livro lindo e uma cidade de sonho.


Resenha: Clarissa é uma jovem de treze anos, filha de fazendeiros, que vai morar na pensão da tia Eufrasina enquanto estuda em Porto Alegre. No pequeno universo da pensão onde mora, a jovem entra em contato com realidades que seu otimismo juvenil não imaginava que existissem:

Publicidade


4. Sob o sol da Toscana, de Frances Mayes (Toscana / Itália):


Reprodução
Reprodução


Como se alguém precisasse de algum estímulo a mais para conhecer a linda e fascinante Toscana. Mas o livro aguça ainda mais a sensação de estar lá, naquele lugar que parece mágico.

Publicidade


Resenha: Frances Mayes, professora americana, poeta e gastrônoma reconhecida, sonhou com a possibilidade de ter uma casa na Toscana. Bramasole foi a resposta a sua vontade de fazer parte, durante alguns meses por ano, da vida na província italiana. Sob o sol da Toscana é o relato minucioso dos primeiros tempos de Frances e seu marido, Ed às voltas com uma empreitada que se provou muito mais custosa e sacrificante do que parecia a princípio.


5. Bonequinha de luxo, de Truman Capote (Nova Iorque / Estados Unidos):

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Bonequinha de Luxo é uma novela de Truman Capote publicada em 1958. A personagem principal, Holly Golightly, é uma das criações mais famosas do autor. O livro popularizou-se graças à adaptação cinematográfica de mesmo nome, de 1961.


Resenha: Holly Golightly é uma jovem que não encontra seu lugar no mundo, está sempre transitando em busca de boas companhias e grandes festas. A personagem é apresentada com uma personalidade frágil e confusa que busca nada mais além de sua própria felicidade.

(Com informações Companhia das Letras e Submarino)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade