Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!

Ministério do Turismo
05 set 2017 às 11:51
- Reprodução/Prefeitura de Formosa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem é do Distrito Federal ou visita Brasília, não se encanta apenas com a beleza da arquitetura moderna que fez da Capital Federal um sítio histórico tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Dentro e fora do "quadrilátero" que forma o DF são muitos os atrativos naturais. Formosa (GO) é um dos destinos mais procurados pelos turistas e brasilienses. Além dos roteiros turísticos convencionais, os grupos de caminhada, ciclismo e aventura, entre outros, marcam encontros semanais pela internet em busca de atrativos naturais.

Formosa é conhecida como o "Berço das Águas". São 16 cachoeiras, dezenas de nascentes (36 somente no Vale do Paranã) e rios que correm para as bacias do Amazonas, São Francisco e Paraná. O antigo Arraial dos Couros, como a cidade era chamada na sua origem (pouso de boiadeiros e garimpeiros), também atrai visitantes para a prática de esportes náuticos. Entre muitas lagoas, destaca-se a Lagoa Feia (muito bela por sinal) com 6 quilômetros de extensão. Atividades radicais são praticadas na Rampa de Voo Livre do Vale do Paranã (1.300 metros de altura), além de caminhadas por sítios arqueológicos, lajedos, abismos e descidas em cerca de 30 cavernas e grutas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Reprodução/Prefeitura de Formosa
Reprodução/Prefeitura de Formosa


A Gruta das Andorinhas é um complexo de grutas e buracos com 250 metros de profundidade. É possível mergulhar no rio subterrâneo que corre pelo local. Já o Buraco das Araras é uma cratera com cerca de 1 quilômetro de diâmetro e mais de 100 metros de profundidade. O local é cercado por samambaias gigantes ancestrais. Os paredões de pedras são ideais para a prática de rapel e guardam uma gruta com águas cristalinas. Trilhas internas conduzem o visitante para formações de estalactite e estalagmite.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Após restauração

Egito reabre museu dedicado ao general nazista Erwin Rommel

A cultura local se faz presente nas cores da Festa do Divino Espírito Santo, nos Pousos de Folia da Roça e nas rodas de catiras. Tempere a visita à Formosa com a culinária típica do Cerrado: arroz com pequi, frango com guariroba, empadão goiano e galinhada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade