Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conversa com o presidente

Meio ambiente: Contribuição de países ricos não é favor, afirma Lula

Agência Brasil
15 ago 2023 às 11:17
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na segunda-feira (14) que a contribuição de países ricos para a preservação da floresta amazônica não é favor, e sim o pagamento de uma dívida com o planeta. 


No programa semanal Conversa com o presidente, Lula frisa que, depois da conclusão da Cúpula da Amazônia na semana passada, os países da região têm condições de participar da COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), nos Emirados Árabes, no fim do ano, cobrando essa contribuição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


“É muito simples compreender. Os países ricos tiveram a sua introdução na Revolução Industrial bem antes que o Brasil. Então, eles são responsáveis pela poluição do planeta muito antes de nós. Eles conseguiram derrubar suas florestas muito antes de nós. Agora, o que eles têm que fazer é contribuir financeiramente para que os outros países possam se desenvolver. Nós não queremos ajuda. Nós queremos um pagamento efetivo. É como se estivessem pagando uma coisa que eles devem à humanidade,” pontua Lula.

Leia mais:

Imagem de destaque
No X

Justiça ordena que Bolsonaro apague montagem com Boulos das redes sociais

Imagem de destaque
Cerca de 5 mil

Governo Lula vai comprar imóveis no Rio Grande do Sul para dar a desabrigados

Imagem de destaque
Em primeiro turno

Lei de Diretrizes Orçamentárias é aprovada e Câmara de Londrina vai convocar audiência pública

Imagem de destaque
Foragidos da Justiça

Condenados por atos golpistas em Brasília quebram tornozeleira e deixam país


“Temos condições de chegar ao mundo, lá nos Emirados Árabes, e dizer o seguinte: "olha, a situação é essa. Nós queremos essa contribuição de vocês. E isso não é favor. É pagamento de uma dívida que vocês têm com o planeta Terra porque vocês derrubaram a floresta de vocês 100 ou 150 anos antes de nós. Então, agora, vocês paguem pra que a gente possa preservar as nossas florestas gerando emprego, oportunidades de trabalho e condições de melhorar a vida das pessoas,” explica o presidente.


Imagem
Novo PAC prevê retomada das obras do Residencial Flores do Campo
A retomada das obras do Residencial Flores do Campo, na Gleba Primavera (zona norte), é um dos projetos previstos dentro do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciado na última sexta-feira.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade